No dia 12 de Janeiro de 1992, nascia em São Vicente um ser do sexo feminino a quem foi posto o nome de Heidilene Oliveira Lopes, portanto, tem 30 anos de idade, é atleta Paralímpica na Categoria T12, e, está no desporto por paixão.
Aos 22 anos começaram a aparecer os primeiros sintomas de visão, e, foi-lhe diagnosticada uma retinose pigmentar (doença degenerativa), nessa altura essa moça estava a concluir a sua licenciatura, claro, que lhe alterou muito os seus planos, começando a procurar outras alternativas, pois, não encontrava um trabalho.
Perante este cenário, refugiou-se no desporto, e, nessa altura teve a felicidade de conhecer Alcindo Lopes treinador na Associação Regional do Desporto Adaptado (ARDA).
Começou a frequentar os treinos de atletismo, sempre gostou de correr e durante os treinos esse referido treinador, apercebeu que a velocidade era a grande arma dessa atleta.
Com o término do Grand Prix de Tunis 2022, onde Oliveira conquistou três medalhas de Bronze, Prata e Ouro, o IPC Comité Paralímpico Internacional actualizou os Rankings tanto Africano como Mundial, onde a nossa Atleta Paralímpica Heidilene OLiveira Lopes ocupa posição de destaque, elevando o nome de Cabo Verde ao mais alto nível.
O Sportsmídia sabe que no Ranking Africano 2022 até esta data Heidilene Oliveira Lopes é o Número 1 de África nos 100, 200 e 400 metros levando o nome do seu país ao topo.
No Ranking Mundial 2022 até esta data Heidilene Oliveira Lopes ocupa 14ª posição nos 100 metros a 12ª posição nos 200 metros e 8ª posição nos 400 metros.
De salientar, para ela se manter essas posições e subir ainda mais no Ranking Mundial, precisa de competir regularmente em provas oficiais, e, obviamente para manter e melhorar a sua performance desportiva.
Por causa do seu carácter, da sua motivação e abnegação e a sua forma profissional de encarar os treinos e as competições, e, para que, as mulheres inspirassem nesses atributos, a Associação Desportiva, Recreativa e Cultural Sports Mídia, resolveu a homenageá-la na sua IVª Gala Sportsmídia, como a “Mulher Desportista”.
SPORTSMÍDIA
Leave a Comment