A ilha de Chiquinho ficou também na memória do Rei Pelé

A ilha de Chiquinho ficou também na memória do Rei Pelé

Partilhar com amigos

O futebol perdeu ontem, seu Rei, o brasileiro Edson Arantes do Nascimento. Conhecido por Pelé, ele que nasceu no Estado de Minas Gerais, na cidade de Três Corações, faleceu em São Paulo, aos 82 anos.

Numa iniciativa do imigrante cabo-verdiano na cidade de Santos, José Augusto do Rosário, o Rei Pelé autografou uma camisola do Santos Futebol Clube, com uma mensagem em que desejava boa sorte à ilha de São Nicolau, a mesma está exposta no Museu das Pescas, na Ilha de Chiquinho.

Pelé consagrou-se ao serviço do Santos Futebol Clube para onde foi levado em 1958 pelo técnico Vladimir de Brito. Pelo emblema santista conquistou duas Taças Libertadores da América e duas Taças de Intercontinentais (1961, 1962).

Também teve uma passagem pelo New York Cosmos dos Estados Unidos que era considerado o clube mais rico do mundo.

A coroação como Rei do Futebol aconteceu ao se tornar o único jogador a vencer três Copas do Mundo, a primeira os 17 anos, em 1958. É o mais jovem a levantar a Taça de Campeão do Mundo. A segunda aconteceu em 62 no Chile e a terceira em 1970 no México.

O Sportsmídia sabe que Pelé encerrou a carreira com 1283 golos marcados e é oficialmente o futebolista que mais vezes balançou as redes na história da modalidade.

Durante os anos dourados do Santos, Pelé contou com a parceria do defesa-central internacional argentino José Manuel Ramos Delgado, filho do cabo-verdiano de São Vicente, Faustino Ramos Delgado.

Também conhecido por El Negro, Ramos Delgado que era considerado seu braço direito, esteve junto com o Rei na famosa digressão a região africana de Biáfra, onde a presença de Pelé fez parar uma guerra civil durante dois dias.

Também, Ramos esteve no relvado do Estádio Maracaña no dia 19 de novembro de 1969, na partida em que Pelé marcou o célebre golo 1000, contra o Vasco da Gama pela Taça Roberto Gomes Pedrosa, atual Brasileirão.

SPORTSMÍDIA

Partilhar com amigos

Comentários

comentarios

Attachment

Leave a Comment

(required)

(required)

12 − 1 =