
O Centro Cultural Português, vai ser o palco do ciclo de “Trauma Talks-Saúde Mental no Desporto e Sociedade em Geral” inserido no projeto “Trazer Cabo Verde à Igualdade”, que tem o seu início agendado para o dia 13 de Maio, evento que tem o apoio da Solidariedade Olímpica, Clube Olímpicos e vários parceiros – como o Centro Cultural Português, Banco da Caixa Económica, Universidade Jean Piaget, Hotel Pestana Trópico, Livraria Nhô Eugénio e CV Movél (existindo a possibilidade de serem anunciados outros parceiros em breve).
Num formato inspirado no TEDex (excepto o primeiro dia), as Trauma Talks iniciam-se esta 6ª feira com o visionamento do documentário premiado a nível internacional TheWisdomof Trauma e, posteriormente, uma reflexão em pequenos grupos que, tendo como ponto de partida perguntas orientadoras sobre o filme, serão orientados por um profissionais de saúde mental, na sua maioria psicólogos.
O Sportsmídia sabe que essas restantes sessões realizam-se nos dias 16 (Auditório da Caixa Económica), 23 (Hotel Pestana Trópico) e 26 (Auditório da Universidade Jean Piaget) e focam-se em tópicos e ferramentas diversas, mas complementares, para fazer face aos problemas de saúde mental: desde talks sobre discriminação com o testemunho do atleta paralímpico Marilson Semedo a uma Talk (com experiências práticas) sobre com a Musicoterapia pode ser uma ferramenta útil para lidar com experiências traumáticas até a poesia sobre o tema da saúde mental .
Este ciclo de Trauma Talks promete oferecer uma visão holística sobre as várias ferramentas que poderão ser utilizadas para melhor gerir a saúde mental dos atletas de alta competição, das mulheres e da sociedade em geral.
Para além destes quatro dias de evento, decorre ainda durante este período um Passatempo de Poesia “Liberta o Poeta que há em ti”, com o tema da Saúde Mental – a fase final irá decorrer no dia 26 de maio, durante as Trauma Talks na Universidade Jean Piaget – e os três finalistas irão receber vários prémios, como livros e a possibilidade de ter o seu poema exposto em locais de referência da Cidade da Praia.
▪ Trailer do Documentário TheWisdomof Trauma.
▪ Formulário de inscrição.
▪ Informações sobre o Passatempo de Poesia.
Sobre o Comité Olímpico Cabo-verdiano (COC), que foi foi fundado pelo despacho do então Ministro da Informação, Cultura e Desporto, David Hopffer Almada, nos termos dos artigos 6 e 7º do Dec. Nº 34/88 de 30 de abril, 17 de Julho de 1989, com o objetivo de assegurar a participação de Cabo Verde nos Jogos Olímpicos, e promover o Olimpismo, sob a tutela do Comité Olímpico Internacional.
A actual presidente do Comité Olímpico Cabo-Verdiano (COC), é a dirigente desportiva Filomena Fortes, que preside a instituição desde 2014.
E o papel fundamental dessa instituição são:
Missão- Desenvolver, promover, proteger e valorizar o Movimento Olímpico em Cabo Verde,
em conformidade com a Carta Olímpica.
Vocação- Desenvolvimento do desporto nacional com ampla área de intervenção social, sendo
um aspeto valioso na sociedade cabo-verdiana.
Visão- Ser uma fundamental e independente agência de desenvolvimento do desporto em
Cabo Verde.
Valores- Amizade, excelência, respeito, equidade, comunidade, integridade, determinação e
coragem.
Slogan- Desporto um pódio para todos!
SPORTSMÍDIA
Leave a Comment