Mané Trovoada divulga a lista dos pré-convocados para o Mundial de Basquetebol

Mané Trovoada divulga a lista dos pré-convocados para o Mundial de Basquetebol

Partilhar com amigos

O estágio da Selecção Nacional de Basquetebol Sénior Masculino arranca este sábado dia 15 de Julho, para participar no Campeonato do Mundo que vai ser disputado entre Agosto e Setembro no Japão, Indonésia e Filipinas, tendo Mané Trovoada seleccionador nacional divulgado a lista dos 19 pré-convocados.

A Federação Cabo-Verdiana de Basquetebol, conta ter todos os convocados até o dia 18, apesar da maior parte já estar a trabalhar na Cidade da Praia.

Trovoada avançou que a convocatória foi baseada nos atletas que, após e durante o Afrobasket, têm feito esta caminhada rumo ao Campeonato do Mundo, alegando que estão dentro das ideias da equipa técnica, uma vez que as partes caminharam juntos durante estas janelas da competição.

Conforme avançou, a selecção cabo-verdiana inicia, com o estágio, a caminhada para o Mundial, a 15 de Julho no Pavilhão Ddesportivo Vává Duarte, mas que o grosso dos pré-convocados já se encontram a trabalhar no País, tendo a federação programado ter todos os convocados a 18 do corrente.

O primeiro dia dos trabalhos, oficial, vai ser dedicado aos testes médicos e físicos.

Todos os pré-seleccionados estarão concentrados na Cidade da Praia para a realização de treinos com sessões bi-diários, ensaios de ginásios e musculação, sendo que no dia seguinte a comitiva nacional viaja para um torneio na Itália, onde estarão a competir a selecção anfitriã, a Turquia, a China e Cabo Verde.

A Selecção Nacional de Basquetebol, vai fazer um novo estágio em Madrid (Espanha) onde espera realizar dois jogos treinos, sendo o primeiro a 08 com a Oklahoma States University e uma segunda partida ainda por apurar o adversário, já que Cabo Verde descartou realizar um jogo amigável com a Venezuela, inicialmente proposto, pois, é o seu adversário no Grupo F no Mundial

O Sportsmídia sabe que a selecção cabo-verdiana viaja para os Estados Unidos da América para, de 13 a 18 de Agosto, intensificar os seus processos de treinos junto da comunidade cabo-verdiana aí radicada, para que, na madrugada de 18/19 esteja a viajar rumo ao Japão.

Os pré-convocados vão ser avaliados ao pormenor durante os dias de estágio na Cidade da Praia para que, antes da partida, a equipa técnica tenha uma base dos 14 jogadores convocados para o torneio, estágios e a participação no Campeonato do Mundo.

Cabo Verde joga no dia 26 de Agosto, medindo forças com a Geórgia partida que vai ser realizada na Okinawa Arena, no Japão. No dia 28 do mesmo mês a nossa selecção defronta a sua congénere da Venezuela e para terceira e última jornada da fase de grupos, defronta a  Eslovénia.

Posição no ranking dessas equipas que vão defrontar Cabo Verde:

Geórgia- 32º lugar no ranking da FIBA.

Venezuela- 17º lugar.

Eslovénia- 7º lugar.

Cabo Verde- 64º lugar.

A Lista apresentada dos pré-convocados:

Bases: Wil Tavares (Balkan, Bulgária), Shane da Rosa (Piratas, EUA), Jeft Xavier (EUA), Amin Delgado (Espanha), Hugo Correia e Silva.

Extremos: Fidel Mendonça (Prédio, Cabo Verde), Ivan Almeida (Benfica, Portugal), Joel Almeida (CAP, Camarões), Patrick Mendes “Puto” (Almeria, Espanha), Anderson Correia (Petro de Luanda, Angola), Patrick Spencer “Giannis” (Zentro Basket Madrid, Espanha).

Posições Quatro e Cinco: Walter Tavares “Edy” (Real Madrid, Espanha), Kevin Gomes Kevon (Porto, Portugal), Keneth Mendes, João “Betinho” Gomes (Benfica Portugal), Kevin Koronel (Mans, França), Amarilson Lopes (Maguei, Socuellamos, Espanha), Victor Andrade (Pato Basket, Brasil), Ailton Marques (Club Baloncesto Clavijo, Espanha).

O País figura como um dos cinco países africanos a representar o continente no Mundial’2023, juntamente com Sudão do Sul, Costa do Marfim, Egipto e Angola.

Cabo Verde vai ficar sediado no Japão.

Constituição dos grupos:

Grupo A: Angola, República Dominicana, Filipinas e Itália;

Grupo B: Sudão do Sul, Sérvia, China e Paraguai;

Grupo C: EUA, Jordânia, Grécia e Nova Zelândia;

Grupo D: Egipto, México, Montenegro e Lituânia;

Grupo E: Alemanha, Finlândia, Áustria e Japão;

Grupo F: Eslovénia, Cabo Verde, Geórgia e Venezuela,

Grupo G: Irão, Espanha, Costa do Marfim e Brasil;

Grupo H: Canadá, Letónia, Líbano e França.

SPORTSMÍDIA

Partilhar com amigos

Comentários

comentarios

Attachment

Leave a Comment

(required)

(required)

nineteen + fifteen =