
A 4ª Edição da Taça Amílcar Cabral foi realizada há 41 anos, na época a maior competição desportiva realizada no País e que foi vencida pela Guiné Conacry que na final no Estádio da Várzea, derrotou o Senegal por 3 a 0.
A prova foi criada em 1979 em homenagem ao líder da Independência de Cabo Verde e Guiné Bissau, Amílcar Cabral que aqui no Arquipélago jogou no Boavista da Praia e na Académica do Mindelo. Na altura da criação do Torneio destinado a países da Zona 2, o desporto era utilizado para promover a Unidade Africana.
Cabo Verde ficou no Grupo A sediado na Capital e disputado no Estádio da Várzea que recebeu uma bancada metálica para o evento. A Selecção Nacional que vinha de um estágio de preparação na ilha do Fogo, estreiou na prova a vencer a Gâmbia por 1 a 0, golo de João de Júlia (JJ).
No jogo seguinte, mais uma vitória de 1 a 0, desta vez sobre o Mali, marcou Agostinho camisola número 9.
No terceiro e último jogo Cabo Verde perdeu por 2 a 1 com a Mauritânia, mas o placar desfavorável não impediu a seleção treinada por Alberto “Du” Fialho de ficar em primeiro lugar no grupo e classificar para as meias-finais.
O adversário na luta por um lugar na final foi a Guiné Conacry que havia ficado em segundo lugar, no Grupo B disputado em São Vicente. Os rapazes de Conakry empataram a um golo com o Senegal, venceram a Serra Leoa por 1 a 0 e empataram sem golos com a Guiné Bissau.
A equipa nacional de Conakry aproveitou do fato de Berona ter saído lesionado a nove minutos do fim para marcar o golo que nos afastou da tão sonhada final.
O Sportsmídia apresenta a equipa principal: Berona (Kudeka) (Gr); Noel, Paris, Calú Pitão e Bassana; Abel, Balão (Gustavo, 69′) e Bala; Agostinho, Nimanda e João de Júlia.
Falhada a classificação para a final, restou a disputa pelo terceiro lugar. Desta vez apesar de mais um golo do camisola 9, Agostinho, os malianos vingaram a derrota na primeira fase e venceram por 2 a 1, deixando Cabo Verde no 4º lugar.
Cabo Verde terminou a prova como a equipa Fair Play e o capitão Bala foi eleito o Melhor Jogador.
Meses depois, devido a prestação no torneio, a revista Afrique-Asie elegeu Berona o 5º Melhor guarda-redes do continente, Bala o quinto extremo esquerdo e Paris, o quarto defesa central.
SPORTSMÍDIA
Leave a Comment