Mindelo, 25 Ago (Inforpress) – A 10ª edição do Open Sandy principia esta sexta-feira na praia do mesmo nome, a 22 quilómetros da cidade do Mindelo, com a participação prevista de 80 atletas e um prémio monetário de 120 mil escudos.
Segundo o vice-presidente do Skibosurf Clube do Mindelo, Bob Lima, que organiza a competição, os competidores vão chegar das ilhas do Sal, Santiago, Santo Antão e Fogo, sendo a “grande maioria” da ilha de São Vicente, sendo que o “price money” será distribuído pelos melhores classificados nas três categorias da competição, em surf, bodyboard sénior e bodyboard sub-18.
“Estamos a contar com atletas de outros países, os convites foram encaminhados e vamos aguardar até ao início da competição”, indicou a mesma fonte, que sublinhou que esta 10 edição é uma homenagem aos fundadores do Open Sandy, Valter Rocha e Jorge Freitas.
Como habitualmente, especificou, haverá provas nas modalidades surf e bodyboard seniores, e bodyboard sub-18, para além de disciplinas como dropnee e bodyboard feminino, esta última dependente das condições do mar.
As provas principiam na sexta-feira, 28, com as eliminatórias nas três categorias, que deverão continuar no sábado, ficando o domingo reservado às três finais em surf, bodyboard e bodyboard sub-18.
O Open Sandy 2015 abre ainda espaço para uma série de actividades paralelas, entre elas tak-tak, voleibol de praia, uma exposição fotográfica dos 10 anos do open, campanha de limpeza na praia e animação musical, à noite, com DJ.
Por outro lado, o Skibosurf Clube do Mindelo rubricou um protocolo com a Direcção-geral dos Desportos que visa um apoio financeiro à organização da prova, cujo montante não foi revelado.
Na edição 2014 do Open Sandy, a IX edição, os títulos foram conquistados por Kabungo, em surf, Jason Mascarenhas, em bodyboard, e Álvaro Cruz, em bodyboard sub-18.
O Skibosurf Clube do Mindelo foi fundado a 20 de Dezembro de 1993 por um grupo de amigos da praia da Laginha, em São Vicente, praticantes das disciplinas de skimming, surf e bodyboard, e desde àquela altura tomou a dianteira na realização de provas em ambiente marinho na ilha de São Vicente
Leave a Comment