
A Escola de Preparação Integral de Futebol (EPIF) sagrou-se ontem (09) Campeão Nacional no Escalão Sub 19, na 1ª Edição da prova, após vencer o Batuque de São Vicente na final, por 2 a 1.
A equipa de Santiago Sul começou a dar sinais de querer resolver o jogo na passagem do minuto 23. O extremo Kanal entrou na área, em velocidade, pela direita, driblou um defensor e rematou para defesa segura de Rafa.
Após o aviso, o golo surgiria no minuto 35. A jogada nasceu pela direita, ainda no meio campo da equipe da EPIF. O central Gaia recebeu um lançamento lateral, fez um passo longo para o eixo da defesa do Batuque. Mais rápido, o avançado Mauro ganhou na velocidade e apareceu frente a Rafa para fazer o 1 a 0.
Na segunda etapa, a EPIF ameaçou ampliar para 2 a 0, no minuto 70. O capitão Mangala I que liderava a equipa, fez boa jogada pelo meio, lançou o extremo Kanal que bem posicionado atrapalhou, perdeu ângulo, mas conseguiu cruzar para o cabeceamento de Mauro. Rafa defendeu para canto.
No minuto seguinte, a EPIF ampliou para 2 a 0. Tibau que tinha entrado um minuto antes, ganhou a bola no meio campo, deu para o também recém entrado Jonathan, que avançou e tocou para o mesmo Tibau finalizar e fazer o 2 a 0, golo que lhe valeu o Prémio de Melhor Marcador, por ser mais jovem (17 anos).
O Batuque reagiu e dois minutos depois, o recém entrado Diego I, ganhou a bola, após displicência da defesa adversária, cruzou para o centro da área, onde apareceu Djelani para desviar e reduzir o marcador para 2 a 1.
A equipa vermelha e preta listada da Capital, ainda teve mais duas oportunidades de ampliar o marcador. Aos 85, após um canto, Jonathan num remate acrobático levou a bola ao poste e Rafa teve de aplicar-se para evitar que ela fosse parar no fundo das redes.
No último lance de perigo, Kanal ganhou a defesa no Batuque na velocidade e apareceu bem posicionado para finalizar. O guarda-redes Rafa, o melhor em campo do Batuque, foi rápido a sair e encurtar o angulo ao avançado e defender o remate para canto.
Esgotados os dez minutos de desconto dados pelo árbitro, Ângelo Silva, chegava ao fim a 1ª Edição do Campeonato Nacional Sub 19, com a EPIF a entrar para a história como o primeiro campeão.
A equipa do Batuque nesta fase final desse campeonato nacional, perdeu quatro jogadores que eram fundamentais no onze principal, mas por boas razões, dois já prestaram provas no Dubai e vão jogar lá e dois no União de Leiria em Portugal.
Ficha Técnica
Estádio Nacional (Relva Sintética)
Tempo: Muito bom, para a prática do futebol.
Arbitragem: Ângelo Silva; Adilson Brito, Ronilson da Luz; Ravitson Amador
Delegado FCF: Júlio Modesto
Golos: Mauro (35′), Tibau (71′) [EPIF]; Djelani (73′) [Batuque]
Batuque: 1 – Rafa (Gr); 2 – Babú, 5 – Olavo (22 – Payet, 80′), 6 – Custódio e 4 – Jamilson; 8 – Maradona (16 – Adama, 80′), 18 – Randi, 14 – Wilson (7 – Diego I, 67′) e 17 – Ruca (13 – Diego II, 67′); 11 – Djelani e 9 – Djess (10 – Didi, 19′)
Treinador: Daniel Delgado
EPIF: 12 – Wilson (Gr); 3 – Aldani (4 – , 90+3′), 5 – Gaia, 14 – Matchutchu e 15 – Messi; 6 – Mangalá I [Cap], 13 – Mangalá II, 8 – Nilvani (16 – Tibau, 70′); 11 – Kanal, 9 – Mauro (7 – Jonathan, 70′) e 20 – Roni
Treinador: Odair Rodrigues
O Sportsmídia apresenta os premiados:
Campeão: EPIF [Santiago – Sul]
Vice-Campeão: Batuque [São Vicente]
Fair Play: Sporting [Boa Vista]
MVP da Final: Mangalá I, EPIF [Santiago – Sul]
Melhor Marcador: Tibau, EPIF [Santiago – Sul], 2 Golos
Melhor Jogador: Kanal, EPIF [Santiago – Sul]
Melhor Guarda Redes: Wilson, EPIF [Santiago – Sul]
Melhor Treinador: Odair Rodrigues, EPIF [Santiago – Sul]
Selecção Nacional Sénior Masculino joga o primeiro lugar do Grupo B
A Selecção Nacional de Futebol “Os Tubarões Azuis”, jogam hoje dia 10 de Setembro domingo, no Estádio Kegué de Lomé no Togo, frente a selecção togolesa às 15,00 horas de Cabo Verde e se vencer chega aos 13 pontos, assegurando o primeiro lugar do Grupo B.
Burkina Faso e Cabo Verde já estão qualificados, com os dois primeiros do grupo, para a fase final do CAN que se vai realizar de 23 de Junho a 23 de Julho de 2024 na Costa de Marfim.
SPORTSMÍDIA
Leave a Comment