Mestre Diogo Alho é o 2º do ranking nacional do Xadrez cabo-verdiano

Mestre Diogo Alho é o 2º do ranking nacional do Xadrez cabo-verdiano

Partilhar com amigos

O Mestre Diogo Alho era actualmente 0 21º do ranking em Portugal, em Junho passado, pelo facto de ser casado com uma natural da Assomada, foi lhe atribuído a nacionalidade cabo-verdiana.

O Sportsmídia sabe que perante este cenário, esse xadrezista há muito tempo tinha demonstrado vontade em representar Cabo Verde, foi após a atribuição da nacionalidade cabo-verdiana, e, que Diogo Alho formalizou, junto da Federação Cabo-verdiana de Xadrez (FCX), a sua intenção de jogar sob a bandeira de Cabo Verde e representar o nosso país nas competições internacionais.

A Federação Cabo-Verdiana de Xadrez, perante esse facto, elaborou o respectivo processo de pedido de transferência da Federação de Portugal para a de Cabo Verde, através da FIDE, e, a instância máxima do Xadrez à nível planetário, contactou essa instituição portuguesa, que não colocou qualquer objecção à transferência do MF Diogo Alho, pelo que a partir do passado dia 3 de Setembro, considerou que o jogador estava elegível para jogar com a bandeira de Cabo Verde, situação que foi comunicada no passado sábado, ou seja, desde o dia 3 de Setembro de 2023 que o xadrez, em Cabo Verde, passou a ter 2 Mestres titulados pela Federação Internacional de Xadrez.

Com esta transferência, o MF Diogo Alho passou a ser o n.º 2 do ranking nacional, portanto, ele vai participar no Campeonato Nacional Individual Absoluto deste ano, motivo pelo qual já se tinha filiado na FCX após a sua naturalização cabo-verdiana.

No currículo desportivo do agora jogador cabo-verdiano consta o título de Campeão de Portugal de Juvenis em 1990, ano em que participou, em Singapura, no Campeonato Mundial de Sub-16.

Em 2007 obteve o título de Mestre Nacional de Portugal e conquistou, no Open da Figueira da Foz, uma norma de
Mestre Internacional.

Em 2013 é-lhe atribuído o título de Mestre FIDE, além de ter conquistado vários títulos distritais (Santarém, Coimbra e Leiria), participou em diversos campeonatos da 1.ª Divisão portuguesa e da 1.ª divisão galega.

Em 2017 o MF Diogo Alho passou por Cabo Verde e teve oportunidade de disputar algumas partidas na capital, nomeadamente com o actual detentor da Taça de Cabo Verde Gil Teixeira.

O CAMEPONATO NACIONAL INDICIDUAL ABSOLUTO

A Federação Cabo-verdiana de Xadrez não recebeu qualquer candidatura para a realização da Fase Preliminar do VIIº Campeonato Nacional Individual Absoluto (CNIA 2023) e, atendendo aos custos de realização e organização, a Direcção da FCX, numa reunião, decidiu que a competição decorrerá na ilha de São Vicente nos dias 6, 7 e 8 de Outubro próximos, o local exacto será anunciado brevemente.

A final terá lugar na Ponta do Sol em Santo Antão, de 3 a 10 de Dezembro numa parceria com a Câmara Municipal da Ribeira Grande.

SPORTSMÍDIA

 

Partilhar com amigos

Comentários

comentarios

Attachment

Leave a Comment

(required)

(required)

16 + five =