
Maria do Livramento Correia Varela, para uns Maria do Livramento, para outros, os mais chegados “Mento”, nasceu na Cidade da Praia, no dia 30 de Outubro de 1975, portanto, completou 45 anos de idade, residiu durante três anos na Cidade do Mindelo, foi transferida para a Cidade da Praia, é licenciada em Gestão e Planeamento, e, foi adjunta do Comandante da Iª Região Militar de São Vicente para a Logística e Apoio, militar de carreira e ostenta a patente de Capitão, pois, para se chamar “Capitã”, tem que haver a alteração dos estatutos.
Desportista de gema, pois, praticou Andebol e outros desportos.
1-COMO ATLETA
- ANDEBOL
Equipa de Andebol do PAIOL, num dos jogos dos grupos religiosos, fui convidada a participar na minha primeira equipa federada que era o Paiol, na altura presidida pela Aracy Carvalho, daí a minha primeira competição na equipa júnior de Paiol e sempre que o calendário permitia o tempo mínimo de descanso jogava também na equipa sénior o que me permitiu uma boa evolução técnica. A minha contribuição no Paiol foi até a saída da equipa do campeonato. Enquanto isso, tomava e dava as aulas de Educação Física com a professora Gabriela Borges, no curso de professores que frequentava na época.
. Equipa do DESPORTIVO DA PRAIA, somente uma época porque também teve que sair do campeonato, época 1998/99; e de 2005 a Novembro de 2016 como capitã da equipa
. Equipa do BAIRRO Craveiro Lopes, devido a sua proximidade com o pessoal do Bairro acabei por jugar nessa equipa de 2002 a 2004;
- TAEKWONDO, até cinturão laranja.
- AIKIDO, até o cinturão verde no Gimno Desportivo e no Parque 5 de Julho.
2- COMO JUIZ
– Formação de Juiz de levantamento de peso para Paralímpicos na Nigéria em 2017;
-Participação na competição Nacional de Levantamento de peso, 2019.
– Formações de Árbitro de Andebol.
3- COMO TREINADOR
–Formação de treinador de andebol.
– Vice-Campeã de Jogos Escolares Nacionais em Andebol no ano letivo 2000, Escola Calabaceira.
– Formação de dirigentes desportivos em 2017.
3- COMO DIRIGENTE
- Diretora de Andebol no Grupo DESPORTIVO DA PRAIA, época 2015 a 2017.
- Presidente da Associação de Santiago de Levantamento de Peso Olímpico, 2017 a 2019.
A Capitão Livramento, foi sempre seduzida pelos Jogos Militares, porque têm como objectivo, desenvolver o espírito de camaradagem e solidariedade entre os militares das diferentes regiões militares que compõem as Forças Armadas, ainda preparar os atletas militares, para as competições desportivas militares a nível, regional, nacional, internacional e mundial.
A mulher que adora ser militar, pois, impera o respeito mútuo.
O Sportsmídia deseja a Capitão, Maria Livramento, as maiores felicidades e que este dia se repita por longos e felizes, e que tenha sucessos, nas suas novas funções na capital do país.
SPORTSMÍDIA
Leave a Comment