O Campeonato Nacional de Futebol em Cabo Verde é a prova rainha dos desporto-rei e é organizado pela instância do futebol, ou seja a Federação Cabo-Verdiana de Futebol.
Cabo Verde conhece hoje um novo campeão nacional de futebol da Época 2021/2022, pois, hoje às 15,30 horas no Estádio Arsénio Ramos na ilha da Boa Vista, a Associação Académica do Mindelo e Palmeira do Sal disputam a final, do torneio mais importante do futebol em Cabo Verde.
Portanto, logo mais o Club Sportiv Mindelense o actual campeão nacional será destronado do trono que ocupa desde de 2019, pois, as provas desportivas foram suspensas por causa da pandemia da Covid-19.
A equipa encarnada de São Vicente é a mais titulada com 13 títulos nacionais conquistados desde 1976 até 2019.
A Associação Académica do Mindelo, tinha conquistado o último título em 1989, mas antes da Independência Nacional, conquistou três (1953, 1964 e 1967), e, hoje poderá fazer a mesma façanha, enquanto que, a Palmeira é a primeira vez na sua história que vai disputar uma final do Campeonato Nacional de Futebol.
O Sportsmídia informa que essas duas equipas para chegarem a final fizeram o seguinte percurso:
Palmeira na 1ª fase:
Académica do Porto (2-1 e 2-4), Académica da Boa Vista (1-o e 2-0) e Morabeza da Brava (1-1 e 1-0). Nas meias finais Botafogo do Fogo (0-0 e 1-0).
Associação Académica do Mindelo na 1ª fase:
Botafogo do Fogo (2-4 e 1-1), Mindelense (2-1 e 0-2) e Barreirense (4-2 e 1-1). Nas meias finais Rosariense (2-2 e 0-4).
Pelo trajecto verificado essas duas equipa estão na final por mérito próprio, pois, foram as duas mais constantes durante a prova, quer na primeira e segunda fase.
Grupo Desportivo da Palmeira pelas informações recolhidas (fidedignas), essa equipa salense vale pelo seu todo, principalmente, na zona intermédia e nos avançados destacando a velocidade de Latch, com um bom guarda-redes seguro com os pés e nas bolas altas, sendo a defesa forte nas bolas paradas.
Por sua vez a Académica do Mindelo, em transição é muito forte, acreditamos que o seu técnico não vai mexer muito, utilizando os três centrais, com os laterais mais avançados, dois médios mais adiantados e Valdir na cobertura, pois, não havendo nem Mumucha (lesionado) e Darrin (castigado), Dy Maldini, podem desequilibrar e aproveitarem na frente com Tchukim e Mika, a darem grandes garantias ofensivas.
Portanto, estamos em crer que se a Palmeira estiver num dia sim, e, perante uma melhor equipa da Académica, no final do jogo vamos todos ficar satisfeitos, porque assistiremos uma grande partida de futebol, com fair-play, aliás, o vereador da Câmara Municipal da ilha, já afirmou que estão reunidas todas as condições, para que, esta final seja uma grande festa do futebol e que vença o melhor em campo.
O Conselho Nacional de Arbitragem nomeou para esta grande final inédita, uma equipa de arbitragem da região desportiva de Santiago Norte:
Delegados- Sabino Correira e Janine da Luz (Santo Antão Norte).
Árbitro Central- Luizito Sanches (Santiago Norte).
1º Árbitro Assistente- Nedil Vaz (Santiago Norte).
2º Árbitro Assistente- Adilson de Brito (Santiago Norte).
4º Árbitro- Eliandro Pinto (Boa Vista).
SPORTSMÍDIA
