Zé Anguila um dos mais talentosos jogadores do basquetebol cabo-verdiano, é aniversariante hoje

Zé Anguila um dos mais talentosos jogadores do basquetebol cabo-verdiano, é aniversariante hoje

Partilhar com amigos

No dia 26 de Novembro de 1964, portanto, completou hoje 56 anos de idade, nascia em Luanda- Angola, um ser do sexo masculino a quem foi posto o nome de José Vieira, conhecido no mundo desportivo por Zé Anguila.

Estudou no Liceu Ludgero Lima em São Vicente e na Universidade em Coimbra, trabalha actualmente na Sociedade Industrial de Tintas, S. A. vivendo na Cidade da Praia.

Zé Anguila fez parte de uma geração de ouro do basquetebol cabo-verdiano.

Jogou no Cruzeiros do Norte, no Mindelo Vets e na Selecção Nacional de Basquetebol, tendo sido inclusive treinador, e, agora por causa do bichinho, diverte com os Veteranos.

Esse antigo basquetebolista, é considerado pelos seus fãs, que são muitos, como um grande amigo, um grande desportista e um ser humano enorme.

Rodrigo Mascarenhas o antigo capitão da Selecção Nacional de Basquetebol, define o Zé Anguila, com uma referência do basquetebol, que teve a felicidade de ser seu treinador antes de ser jogador profissional, depois quando regressou estiveram juntos no Mindelo Vets, onde fizeram uma grande dupla.

O treinador Kula Monteiro, fala assim do Zé Anguila,  ele é um dos personagens mais importantes do basquetebol cabo-verdiano, como atleta e como treinador. Sempre teve uma entrega sem limites em prol desta modalidade.

São anos sem parar através do basquetebol, a ajudar, também,  jovens a crescerem, através deste desporto que tanto ama.

No basquetebol nacional, ele é uma figura que destaca sempre que qualquer desportista cabo-verdiano pensa e fala nesta modalidade desportiva, um homem de trato fácil e que ostenta alegria por todos os lados da sua vivência.

Outro que fala desse basquetebolista com prazer, é Mané Trovoada, disse ao Sportsmídia, desde Alexandria-Egipto onde está com a Selecção Nacional de Basquetebol, que Zé Anguila é o mágico do nosso basquetebol (grande organizador e lançador), um homem de grande coração e um grande amigo.

Nós já ouvimos o Zé dizer que o irmão já falecido Dario Vieira, foi quem o inspirou e motivou-o a praticar esta modalidade.

Em Outubro de 2019, esse exímio basquetebolista, foi homenageado pelo Governo de Cabo Verde, juntamente com alguns colegas que brilharam nos anos 70, casos de Caló Salazar, Memey, Quim, Palma, Carlos Évora, Semedo, Tober, Náná, Caló entre outros.

Parabéns Zé, muitas felicidades e que este dia se repita por muitos e muitos anos.

SPORTSMÍDIA      

Partilhar com amigos

Comentários

comentarios

Attachment

1 Comment

    • Christian Rocha

      Novembro 30, 2023

      O Zé Anguila fez a maior parte da sua carreira na Académica do Mindelo, onde praticamente começou a dar nas vistas e ascender na sua carreira como um dos melhores basquetebolistas do seu tempo.
      Aliás, quando ele começou a jogar na Académica, ele tinha 15 anos e ali jogou até ir estudar no estrangeiro.
      Nesta altura, a equipa dos Cruzeiros do Norte nao existia
      Este comentário serve tão somente para esclarecimento

      Reply

Leave a Comment

(required)

(required)

4 × five =