XIª Edição da Corrida de Liberdade

XIª Edição da Corrida de Liberdade

Partilhar com amigos

A Corrida de Liberdade foi criada pela Câmara Municipal da Praia é tradicionalmente realizada no dia 13 de Janeiro, tendo-se assumido logo na sua 1ª Edição como a maior e mais esperada prova popular de Cabo Verde, cuja a grande novidade é a Meia Maratona Internacional de 21 Kms, havendo também uma Corrida de 10 Kms aberta e 4 Kms Corrida Jovem por equipa (a nível das escolas secundárias) e a tradicional caminhada.

A partida desta prova internacional está agendada para o dia 13 de Janeiro próximo domingo às 9,00 horas na Praça Alexandre Albuquerque, no Plateau, na Cidade da Praia.

Uma prova desta envergadura terá de ser gerido por um regulamento próprio e o Sportsmídia apresenta alguns itens:

– O percurso da prova será realizado em asfalto com alguns troços em pendentes.

         – O atleta deve, percorrer escrupulosamente na íntegra o percurso definido, sendo proibido utilizar vias alternativas ou fazer uso de viaturas, pois, se o atleta errar no percurso deverá retomar no mesmo local onde cometeu o erro.

         – Haverá pessoal de apoio ao longo de todo o percurso para assinalar os locais corretos de passagem dos atletas.

         – A organização providenciará pontos de abastecimento de água e/ou arrefecimento cada 4 kms e na chegada.

         – Para a Meia-Maratona será colocado um ponto de abastecimento sólido aproximadamente no quilómetro 12.

         – A cada atleta será entregue um dorsal (número) que deverá ser colocado a altura do peito. Este não pode ser trocado, danificado ou extraviado, sendo de uso obrigatório durante todo o percurso da corrida e ao cortar a meta.

         – Será entregou a cada atleta um “CHIP” electrónico que deverá ser colocado corretamente em um dos afiadores das sapatilhas, sendo obrigatória e indispensável a sua utilização durante toda a prova (se algum atleta tiver dificuldade na colocação do mesmo deve procurar a organização.

          Horário de partida:

         – Às 9,00 horas- Meia Maratona.

         – Às 9, 10 horas- Corrida Jovem de 4 Kms.

         – Às 9,15 horas para 10 Kms.

         – Às 9,20 horas para Caminhada.

         Prémios:

         – Terão direito a prémios todos os 1ºs classificados de cada categoria.

         – Terão direito a Medalhas todos os 1º, 2º e 3º lugares de cada categoria.

         – Para a Corrida Jovem terá direito a Medalha, troféu e Kit de material desportivo (para escola), os 1º, 2º 3º equipa escolar a cortar a meta conforme o regulamento específico.

         – Os prémios monetários para os 21 e 10 Kms será de conformidade com a tabela já amplamente divulgada, sendo obrigatória a apresentação do NIF e número de conta bancária para a sua entrega.

São Vicente vai estar representado nessa XIª Edição da Corrida de Liberdade, com o apoio da Câmara Municipal de São Vicente por quatro atletas, Artur Fortes vencedor da Corrida de São Silvestre, masculino aqui na ilha e Aleida Santos vencedora da corrida feminina e ainda a veterana Crisolita Rodrigues, Paulo Cardoso e Liriel Diogo uma promissora atleta de São Vicente e de Cabo Verde.

A Equipa de Emicela Team Cabo Verde já está preparada também para o maior evento desportivo do atletismo cabo-verdiano.

Do estrangeiro já confirmaram o cabo-verdiano que vive em França e terceiro classificado da Meia Maratona o ano passado Euclides Varela e Sandra Teixeira que em Novembro 2018,  representou Cabo Verde na 37ª Maratona Internacional de Macau,  que vem acompanhada da irmã Eugénia Teixeira, atleta da Linda-a-Pastora Sporting Clube, que esteve presente na Corrida de Liberdade 2018, porém, não completou a mesma por questões de saúde.

SPORTSMÍDIA     

Partilhar com amigos

Comentários

comentarios

Leave a Comment

(required)

(required)

nine + nine =