Sporting Clube da Praia, completa hoje 97 anos

Sporting Clube da Praia, completa hoje 97 anos

Partilhar com amigos

Começou a contagem regressiva para o Centenário do Sporting Clube da Praia. Os Leões da Capital, completam hoje 97 anos.

Sporting de Cabo Verde inicialmente e mais tarde Sporting da Praia, a instituição resultou da fusão na década de cinquenta, com o Rápido Futebol Clube.

No início da década seguinte, em 1961 ganhou seu primeiro título de Campeão da Província de Cabo Verde, após derrota o Amarante de São Vicente, no Estádio Municipal de Santiago, por 1 a 0, golo de Toizinho.

O clube voltaria a repetir a conquista oito anos mais tarde, desta vez diante da Académica do Mindelo.

Depois de um empate a  zero bolas, a equipa treinada por Orlando Mascarenhas venceu por 2 a 0, golos de Odílio e Pedé.

O Sportsmídia sabe que após a Independência, os Leões da Capital esperaram uma década para iniciarem uma série de conquistas e passarem a ser um dos clubes mais vencedores de Cabo Verde.

Em 1985 venceu na final o Morabeza da Brava por 2 a 0 no Estádio da Várzea, com golos de Hopffer e Mocho.

Daí em diante conquistou mais nove Nacionais, 91, 97, 2002, 2006 a 2009, 2012 e 2017.

O clube verde e branco, dono do primeiro Tetra Nacional é também detentor de recordes, como mais golos marcados numa edição, 35 em 2005 e mais golos num jogo 13, no mesmo ano.

Em Fevereiro 1991, treinado por Mário Semedo, Mário Moreira (Humaitá) e José Eduardo Vaz (Zé di Nhana), representou Cabo Verde pela primeira vez na Taça dos Campeões Africanos.

Logo na estreia eliminou o senegalês Port Autonnome de Dakar nas grades penalidades, por 3 a 1 após dois insistentes 0 a 0. Tchabana foi o herói ao defender duas grandes.

Nesta mesma prova, também foi protagonista de uma das mais espetaculares reviravoltas.

Em 2008 anulou um placar desfavorável de 3 a 0 trazido de Marrocos frente ao FAR Rabat, com golos de Tigana, Zé di Tchetcha e Yuri e mandou os magrebinos para casa com 5 a 4  através de pontapés a partir da marca das grandes penalidades.

Pelo clube já passaram ilustres como Mundinho, Djudja, Branco, Djack, Di I, Chí, Calú de Zina, Silvino, Zé Maria, Gugú, Quim, Bera, Zé Piguita, Hipólito, Zéqui, Lúcio, Juca, Lecy, Nelito, Octávio, Henriquinho, Djudju, Cabral, Manuna, Albino, Ivo, Pompeu, Bela, Mário Rui, Odílio, Pedé, Baba, Tigana, Kadú, Luís Bastos, entre outros.

SPORTSMÍDIA

Partilhar com amigos

Comentários

comentarios

Attachment

Leave a Comment

(required)

(required)

two × three =