Silviane Helene a miúda de Ouro que arrepiou ao ouvir o Hino Nacional

Silviane Helene a miúda de Ouro que arrepiou ao ouvir o Hino Nacional

Partilhar com amigos

Silviane Helene conquistou no Senegal a Medalha de Ouro no Torneio da Zona 2 de Karaté organizado pela UFAK, na modalidade de Kata, com a presença de vários países nesse certame internacional (Senegal país anfitrião, Mali, Serra Leoa, Guiné Conakry, Mauritânia e Cabo Verde).

Em 2010 começou a praticar o Karaté, com apenas 9 anos de idade, portanto, está a caminho dos 18 anos. Nessa altura ela estudava o 3º ano do EBI e quase todas as alunas da sua idade apostavam forte na Ginástica Rítmica, e, por influência dessas amigas ela queria apostar nessa modalidade, mas a mãe insistiu que ela fosse para o Karaté, segundo Silviane basicamente ela foi “obrigada” a praticar esse desporto, e com o tempo ela adora essa modalidade.

O Sportsmídia sabe que o karaté trouxe a Silviane Helene muitas coisas boas, falando dos benefícios a saúde, trazendo-lhe um bem estar físico e psicológico, amizades puras e sinceras, capacidade de lidar com o público devido a grande concentração, porque segundo ela era tímida e não gostava muito de enfrentar situações em público e de ser apresentada nas pessoas que não estava habituada a lidar com elas o dia a dia, mas com as participações em competições aprendeu a concentrar-se no essencial, principalmente, na sua pessoas, o que lhe ajudou a melhor as suas prestações nessas tais competições.

Daí o Karaté ter um grande significado para essa atleta, e, agora é muito difícil imaginar a sua vida sem essa modalidade que ela está cada vez mais apaixonada, porque trouxe-lhe muita disciplina, concentração e equilíbrio, que o seu Sensei Ângelo, da escola Yokokai e do estilo Shotokan, têm tido um papel fundamental.

Silviane Helene a miúda de Ouro, quando foi chamada para a pré-seleccção para esse Torneio da Zona II de Karaté, começou a treinar com afinco porque sabia que a caminhada não era fácil, por isso, sabia que ia sacrificar muito para fazer uma boa preparação, apesar de alguns momentos pensar que não era possível fazer parte da lista definitiva dos convocados para ir representar Cabo Verde nesta competição, chegou o dia D, numa terça-feira foi avisada que seguia para Praia e depois Senegal com a colega Danísia Conceição para defender as cores nacionais.

A katareca competiu num sábado, e, devido a emoção que sentiu ao conquistar o primeiro lugar, e, a consequentemente, Medalha de Ouro, não sabe explicar o que aconteceu porque tudo foi muito rápido, considerando o melhor momento quando subiu ao pódio e ouviu o Hino Nacional de Cabo Verde que a arrepiou toda, porque naquele momento foi um misto de emoções, que dava tudo para voltar no tempo.

Silviane Helene agora está a preparar afincadamente para os Jogos Africanos de Praia, que vão acontecer na ilha do Sal, porque quer continuar na senda dos triunfos e quer fazer melhor que no Senegal. Ela não foge a regra, e confessa que quer representar o país, ao mais alto nível, em grandes competições internacionais. Quem tem fé voa.

Essa jovem karateca também confessou que gostaria um dia de ser profissional das Artes Marciais Karaté.

Silviane Hlene Monteiro Mendes é um nome a fixar, porque apesar de ser muito jovem já tem um curriculum desportivo de se louvar:

– 1ª Classificada- Campeonato Regional de São Vicente 2012.

                – 1ª Classificada Campeonato Regional de São Vicente 2013.

                – 1ª Classificada Campeonato Regional de São Vicente 2014.

                – 3ª Classificada Campeonato Regional de São Vicente 2015.

                – 2ª Classificada Campeonato regional de São Vicente 2016.

                – 1ª Classificada Campeonato Regional de São Vicente 2017.

                – 1ª Classificada no Campeonato Nacional de Karaté 2017.

                – 1ª Classificada Campeonato regional de São Vicente 2018.

                – 1ª Classificada no Torneio da Zona II (Medalha de Ouro) 2019- Senegal.

Silviane Helene a miúda que trocou a Ginástica Rítmica pelo Karaté é um nome a fixar.

SPORTSMÍDIA      

Partilhar com amigos

Comentários

comentarios

Leave a Comment

(required)

(required)

4 + twelve =