Rosa Santos do Voleibol para o Atletismo

Rosa Santos do Voleibol para o Atletismo

Partilhar com amigos

Rosa Lima Santos, nasceu a 23 de Março de 1974, 45 anos, e, começou a praticar o atletismo no ano de 2013/2014, Rosa Santos como é conhecida no mundo do atletismo.

A vida dá e tira, como dizem os mais antigos, Rosa Santos, tinha uma vida estável emocionalmente e praticava com grande paixão o voleibol (começou aos 18 anos), mas um dia o mundo caiu-lhe em cima, quando recebeu a triste notícia que o marido, companheiro, amigo de todas as horas, pai do seu único filho, tinha falecido num trágico acidente de viação, portanto, uma perda irreparável.

A partir daí nunca mais teve concentração para praticar o desporto que ela amava, pois, o voleibol exige muita concentração e rigor.

Rosa Santos nesse período não estava bem psicologicamente, mas como mãe/pai de Samuel Aníbal agora com 13 anos, tinha que dar a volta por cima e encarar a vida de frente, mas não era uma situação fácil, mas sendo uma boa alma, encontrou pela frente quatro pessoas que tiveram um papel fundamental na sua vida, Crisolita Rodirgues (Kisó) como ela lhe trata carinhosamente, rainha de estrada, Miguel Jesus, Arlindo Fonseca e Licas, além dos familiares mais próximos, como é natural nesses casos,  que lhe incentivaram para ficar a treinar com eles, sendo uma forma de Santos libertar um pouco da tristeza que lhe invadia o seu coração, sendo eles a sua tábua de salvação.

Em princípio era para praticar exercícios físicos, dando algumas voltas no Estádio Adérito Sena, tendo começado na altura com Alcídia Santos que está a fazer um excelente trajecto na arbitragem, com a rainha da estrada Kisó e o seu treinador Miguel Jesus e o voleibol passou para o segundo plano.

Rosa Santos com apenas um mês de treino participou na prova de São Silvestre em São Vicente e ficou no 12º lugar tendo conquistado uma medalha que a motivou muito a continuar a treinar e a correr abraçando de vez o atletismo. Prova disso, que ela começou a treinar duas vezes por dia na altura com a Crisolita Rodrigues e Miguel de Jesus, tendo nesse mesmo ano participado no Campeonato Nacional de Atletismo na ilha do Sal, foi maravilhoso e apaixonou-se definitivamente pelo atletismo.

Nesse ano de 2014 Rosa Santos foi convidada por uma pessoa que a marcou muito Orlandinho Mascarenhas, juntamente com a Kisó para participarem na Corrida de São Silvestre na Cidade da Praia, dia 28 de Dezembro, e, com muito trabalho ela conseguiu arrebatar o primeiro ligar de veteranos, tendo regressado no dia seguinte para participar na Corrida de São Silvestre em São Vicente sénior, tendo ficado em terceiro lugar, 1º Sónia Lopes, 2º Crisolita Rodrigues, e, em 3º Rosa Santos.

Essa atleta entusiasmada e motivada com essas suas prestações, seguiu para a Cidade da Praia em Janeiro de 2015 para participar na Corrida de Liberdade, que nessa altura a madrinha da prova foi a grande atleta portuguesa Rosa Mota.

Em 2015 vencedora (1º lugar) prova de São Silvestre de 5 Kms na Cidade da Praia, viajando também de seguida para São Vicente, tendo ficado em 3º lugar na Corrida sénior, participando logo a seguir na Corrida de Liberdade de 2016, ficando em primeiro lugar em veteranos, na distância de 15 kms, onde sem dúvida, ganhou mais motivação e vontade de abraçar definitivamente o atletismo.

Em 2017 Rosa Santos participou em várias provas em Portugal, como Praia-Mira 8 de Junho, tendo ficado em 6º lugar, na prova no Porto-Portugal ficou em 5 lugar e em Coimbra 1º lugar.

Em 2018, Santos foi a Portugal outra vez juntamente com a Crisolita Rodrigues e a Aleida Santos, participou na prova da Praia da Mira, 12º lugar, Meia Maratona da Figueira da Foz 10 kms, 2º lugar e no dia 10 de Maio de 2018, participou na Corrida de Cantanhede-Coimbra 2º lugar.

Em 2019 no dia 6 de Janeiro 1º lugar de veteranos na Corrida da CVT, Corrida das Forças Armadas foi a primeira mulher a cortar a meta, 1º lugar no geral, Corrida de Liberdade 13 de Janeiro na Cidade da Praia, 3º lugar 10 Kms e também participou na Corrida das Forças Armadas dia 19 de Janeiro.

A Corrida Odjo d’ Água na ilha do Sal este ano Rosa Santos, ficou em 2 º lugar nos 5 kms.

Rosa Santos já participou em outras provas casos das de Frescomar, homenagem a Crisolita Rodrigues a rainha da estrada como é apelidada por Rosa Santos, que é ´sem dúvida a sua grande referência no atletismo.

O Sportsmídia sabe que já cruzaram no caminho da Rosa Santos grandes atletas internacionais, casos de Sara Carvalho, Daniela Coutinho e Hélder Ribeiro atleta do Sporting Clube de Portugal, e, ela conquistou a amizade de grandes atletas.

Rosa Santos na qualidade de mãe/pai de Samuel Aníbal como ela se refere, deixa essa mensagem aos jovens para praticarem desporto, pois, deixa-os bem com a vida, evitando desvios como álcool e outros vícios, e, aos adultos para caminharem todos os dias 30 minutos antes ou depois do trabalho.

SPORTSMÍDIA

 

Partilhar com amigos

Comentários

comentarios

Leave a Comment

(required)

(required)

2 × five =