Professora Sivy Brito apaixonada pelo Karaté, é aniversariante hoje

Professora Sivy Brito apaixonada pelo Karaté, é aniversariante hoje

Partilhar com amigos

No dia 31 de Dezembro de 1964, portanto, completou hoje 56 anos de idade, nasceu na ilha de São Vicente, um ser do sexo feminino a quem foi posto o nome de Silvestra Almeida Brito, vulgarmente, conhecida por Sivy.

Começou a  praticar o Karaté aos 12 anos de idade, pois, essa modalidade foi a sua primeira grande paixão, infelizmente não conseguiu chegar onde gostaria pelas  circunstâncias da vida, chegou à Lisboa não conseguiu logo o seu estilo, tendo ido treinar Taekwando no Sporting Clube de Portugal, indo aos fins de semana parar a Barreiro, só para poder treinar o Wadoryu. Praticou o Karaté durante sete anos, e, treinava quando vinha de férias.

Gosta do desporto de uma forma geral, mas o Karaté e o Basquetebol terão sempre um lugar muito  especial.  Apostou mais no Basquetebol talvez por ter conseguido chegar a um  nível mais alto (alta competição).

Teve oportunidade de jogar na primeira Divisão Feminina de Basquetebol Portuguesa, onde jogour com a melhor jogadora portuguesa da actualidade na altura, Teresa Barata.

Sivy Brito e Teresa Barata, jogaram juntas nos  Estrelas da Avenida,  onde teve o privilégio de ser premiada na fase final, ela com o troféu de melhor ressaltadora e Barata com dois troféus (melhor marcadora e melhor jogadora), época 87/88.

Para além, de jogadora de basquetebol teve a oportunidade de treinar várias equipas de formação, inclusivamente, foi monitora de minibasquetebol do Sporting Clube de Portugal.

A sua especialidade na faculdade foi Basquetebol, ou seja, adquiriu conhecimento e competências como atleta, treinadora e professora, por isso,  que diz o Basquetebol tem um lugar especial no seu coração, por ter conseguido chegar mais longe.

Por acaso, seguiu o basquetebol, integrando uma equipa da segunda divisão em 86/87 foi campeã desse escalão, e, chegou à primeira divisão feminina de Portugal.

Nos anos 80, Sivy jogava no X Boys, e, havia uma grande rivalidade  com a equipa do Derby, que também possui grandes jogadoras.

Em São Vicente, treinou a equipa da Enapor por longos anos.

A professora Sivy Brito, aposentou-se em Outubro deste ano, pois, comoçou a leccionar em Lisboa na Escola Seleta D. João I em 1989.

Linda Duarte, amiga e colega disse ao Sportsmídia, que Sivy Brito é uma pessoa discreta e  agradável de conviver. Adoro as suas gargalhadas.

Como basquetebolista, era uma atleta não só competitiva e disciplinada, mas também, caracterizada pala sua entrega na prática da modalidade, pois, jogaram juntas basquetebol e Andebol nos Jogos Escolares e na equipa da Enapor, e, os jogos inter-escolas. Enfrentaram vários desafios e muitas aventuras no âmbito de actividade física e desportiva.

Sivy Brito, desde que completou 50 anos oferece a sua pessoa uma prenda especial de cinco em cinco anos, participa na Corrida de São Silvestre, prometendo correr aos 60 anos, apenas para se divertir, por isso, este ano não se inscreveu na prova rainha do atletismo que começa às 16 horas, mas já ganhou várias provas de atletismo, entre as quias a de Sena Sport no percurso de 5 Kms.

Desejamos a Sivy Brito, muitos parabéns e que este dia ser repita por longos e felizes anos. Muitos e muitos mais.

SPORTSMÍDIA

 

Partilhar com amigos

Comentários

comentarios

Attachment

Leave a Comment

(required)

(required)

four + 12 =