Porto Novo Basquetebol Clube aposta também nos problemas psico-sociais

Porto Novo Basquetebol Clube aposta também nos problemas psico-sociais

Partilhar com amigos

Porto Novo Basquetebol ou Porto Novo Baskett, foi fundado em 2001, mas começou a competir, oficialmente, a partir da época 2009-2010. É o único clube de Santo Antão que se dedica exclusivamente ao basquetebol.

Dos seis campeonatos regionais já disputados a nível de seniores essa agremiação conquistou cinco.

No escalão júnior (Sub-18) começou em 2012 e o PNB já conquistou três dos quatro campeonatos disputados.

A nível nacional o clube, através da sua equipa Sub-18, conquistou um 3º lugar e 4 troféus (duas taças fair-play, júnior em 2012 e sénior em 2014), um 3º lugar júnior e 1º lugar de fase preliminar do campeonato nacional.

O clube tem desde de 2009, uma escola de basquetebol que conta com mais de 80 atletas nos escalões iniciados e júnior, ou seja, perto de 20 crianças ( 7 a 12 anos) no minibasquete, 40 jovens masculinos ( 13 a 18 anos ) e 25 femininos ( 12 a 18 anos ).

No escalão sénior, a equipa tem dado os seus frutos, pois, em 2012, o jovem Iuri Medina, base, ficou entre os 4 melhores jogadores de Cabo Verde, juntamente com Advaldo ( Amibasket), Regi e Vanim ( Académica de São Vicente). E em 2013, o base-extremo João Fernandes da equipa sénior foi revelação do Campeonato Nacional, realizado na Cidade da Praia.

Em Portugal estão actualmente dois jovens que vêm demonstrando o trabalho de base realizado nessa escola, Stefano Silva ( F. C. Porto ) e Bruno César ( Queluz),  outro jovem Edson que está a ser muito cobiçado por clubes estrangeiros.

A Sportsmídia sabe que o projecto não passa só para o lado desportivo, o PNB vai ter um grande desafio que é implementar no seio da escola prevenir e atacar os problemas psico-sociais ( álcool, tabaco entre outros vícios) no seio dos jovens e as respectivas famílias. O projecto iniciar-se-á agora em finais de Maio e deve contar com a parceria da Câmara Municipal do Porto Novo, do Núcleo de Prevenção e Combate as Drogas do Porto Novo, da Presidência da República, do Clube Olímpico do Porto Novo entre outros.

No âmbito das festas de São João o clube vai estar envolvido nas actividades desportivas, nos escalões seniores, juniores (masculino e feminino) e minibaskett numa jornada desportiva com crianças até 12 anos de idade promovida pela Câmara Municipal do Porto Novo, provas essas que estão agendadas de 26 de Maio a 9 de Junho.

Apesar de tudo a carência de equipamentos, principalmente, bolas a Escola está no caminho certo.

SPORTSMÍDIA  

 

 

Partilhar com amigos

Comentários

comentarios

Leave a Comment

(required)

(required)

eleven − two =