O Xadrez é um jogo muito importante na vida de um ser humano porque envolve o raciocínio, lógica e estratégia

O Xadrez é um jogo muito importante na vida de um ser humano porque envolve o raciocínio, lógica e estratégia

Partilhar com amigos

O Xadrez é um desporto, também considerado uma arte e uma ciência. Pode ser classificado como um jogo de tabuleiro de natureza recreativa ou competitiva para dois jogadores.

A história do Xadrez tem origem controversa, mas é possível afirmar que o jogo foi inventado na Ásia, é disputado entre dois jogadores utilizando-se um tabuleiro e 16 peças sendo representadas por peões, torres, cavalos, bispos, um rei e uma rainha e 64 casas.

A Federação Cabo-Verdiana de Xadrez criada há bem pouco tempo, quer dotar essa modalidade de ferramentas, para que, possa conquistar seu espaço legítimo no panorama desportivo nacional, recebendo em Junho e Julho dois seminários um para árbitros, outro para treinadores patrocinados pela Federação Internacional de Xadrez ( FIDE ).

Dois seminários para uma Federação recém-criada, é obra e irão contribuir para a valorização da modalidade.

Os mesmos são obrigatórios, para iniciar as carreiras de árbitro e de treinador, sendo número máximo de inscrição 15 no de árbitros e 30 no de treinadores.

A Sportsmídia sabe que esses seminários vão ser dirigidos por formadores de elite, pois, o de juízes vai ser orientado pelo árbitro internacional Carlos Dias que é um dos 73 no mundo e ( 3º em Língua Portuguesa) e o de treinadores pelo grande mestre Darcy Lima, presidente da Federação do Brasil.

Os árbitros que obtiverem aproveitamento ficarão com a norma obrigatória para iniciarem a sua carreira internacional. Depois, ainda têm de obter 3 normas para estarem aptos para serem árbitros internacionais

Como exemplo, o actual presidente da Federação Cabo-Verdiana de Xadrez, Francisco Carapinha se passar no curso, fica logo habilitado para ser Juiz da FIDE, pois, ele já tem as outras normas.

O seminário de treinadores é mais complexo, porque há várias categorias. A FIDE paga os honorários dos formadores, quer de árbitros, quer de treinadores.

É, necessário, dotar o Xadrez de todas as ferramentas, pois, ele é importante na vida de um ser humano, porque é um jogo que envolve lógica, raciocínio e estratégia.

SPORTSMÍDIA          

 

Partilhar com amigos

Comentários

comentarios

Leave a Comment

(required)

(required)

11 + 9 =