O primeiro Campeão Nacional de Natação vive na ilha do Maio

O primeiro Campeão Nacional de Natação vive na ilha do Maio

Partilhar com amigos

A Federação Cabo-Verdiana de Natação realizou na Baía de Praia Baixo, o seu primeiro Campeonato Nacional de Natação, com a participação de catorze nadadores,  que forneceu o primeiro campeão nacional, um nadador de nacionalidade espanhola o Javier Turegano, residente na Ilha do Maio.

Esse nadador, fez o percurso de cinco mil metros em águas abertas num tempo de 1 hora,  49 minutos e 32 segundos.

O segundo classificado da Ilha da Boa Vista Stiven Lima, com o tempo de 1 hora 54 minutos e 26 segundos, enquanto que, o terceiro classificado do Tarrafal de Santiago “Txapu” demorou 1 hora e 56 minutos e trinta segundos.

O vencedor, que representava a ilha do Maio, confessou que, inicialmente, não estava tão confiante na vitória, mas depois com a técnica que possui, pois, tem 56 anos o mais velho de todos os catorze nadadores, foi acreditando na vitória final, ganhando com uma certa facilidade.

O Sportsmídia sabe que esse exímio nadador vive há mais de vinte anos em Cabo Verde, mas não possui a nacionalidade cabo-verdiana.

Como as regras são claras, o título de primeiro Campeão Nacional foi atribuído ao Stiven Lima, nadador da Boa Vista, que foi o segundo melhor nadador.

Stiven Lima, da Boa Vista, segundo classificado, mas que acabou declarado campeão nacional, já que Javier Turégano não tem nacionalidade cabo-verdiana.

Completou o pódio Gervasio Silva “Txapu”, nadador do Tarrafal de Santiago. Concluiu os cinco mil metros com um tempo de uma hora e 56 minutos e meio.

O Presidente da Federação Cabo-verdiana de Natação, Avelino Bonifácio, gostou dessa primeira experiência, levando em linha de conta, que apesar do pouco tempo de preparação, a maioria dos catorze nadadores conseguiram concluir a prova.

Dos 14 nadadores que participaram no Campeonato Nacional de Natação, apenas nove concluíram a prova, outros cinco não conseguiram terminar os cinco mil metros.

Participaram nadadores de São Vicente, Sal, Boa Vista, Maio e de quatro concelhos de Santiago.

O Director Técnico da prova, foi o senegalo-cabo-verdiano Avelino Monteiro, Director Técnico da Federação Senegalesa de Natação (FINA).

SPORTSMÍDIA

Partilhar com amigos

Comentários

comentarios

Attachment

Leave a Comment

(required)

(required)

2 + 12 =