O Comité Olímpico Internacional admite pela primeira vez adiar os Jogos Olímpicos

O Comité Olímpico Internacional admite pela primeira vez adiar os Jogos Olímpicos

Partilhar com amigos

A Tocha Olímpica que, no sábado, esteve em exposição na estação de Sendai, em Miyagi, no norte do Japão, agora surgem as primeiras notícias de que os Jogos Olímpicos de 2020 poderão ser adiados.

O dia 24 de Julho, o novo Estádio Nacional de Tóquio, recinto que já foi inaugurado no dia 15 de Dezembro do ano passado e que se estima que tenha custado aos cofres nipónicos 1,3 mil milhões de euros, se inicie aquela que é a maior e mais importante competição desportiva mundial.

Hoje domingo, pela primeira vez, depois de inúmeras declarações em que se garantia a realização dos Jogos Olímpicos nas datas previstas, o Comité Olímpico Internacional (COI) reconheceu que vai trabalhar em cenários que impliquem o adiamento do início da prova, mantendo, contudo, que um cancelamento puro e simples, não está em cima da mesa.

O pedido de alguns Comités Olímpicos, casos de Alemanha onde não passou a Tocha Olímpica, EUA, por causa do COVID-19, uma outra altura, para que, os atletas possam treinar sem sobressaltos.

Portugal apesar de ter 34 atletas, já qualificados, ainda não se pronunciou.

Carl Lewis, antigo atleta pediu ao COI para adiar os Jogos Olímpicos, pois, com essa pandemia os atletas não estão com as condições para se apresentarem no seu melhor.

A data preferida pelo COI e pelo Comité Organizador seriam os meses de Setembro e Outubro, idêntica àquela em que se realizaram os Jogos de 1964, a ocasião anterior em que a competição se  em Tóquio, mas o problema maior é que esses meses são de chuva naquele país.

O Sportsmídia sabe que adiar os Jogos Olímpicos para Julho de 2021 é outra hipótese, mas este cenário tem como dificuldade o facto de ser nos anos ímpares que se disputam os campeonatos do mundo de modalidades como o atletismo, a natação e a ginástica, três dos principais desportos olímpicos.

Oterceiro cenário era o de realizar os Jogos em 2022, tirando partido do facto de o Mundial de Futebol se disputar em Dezembro, no Qatar, e os Jogos Olímpicos de Inverno serem em Janeiro.

A organização dos jogos terá de analisar, e bem, os custos financeiros, para no caso de os Jogos de Tóquio serem adiados, entrarão para a história como os primeiros a sê-lo nos 124 anos de história dos Jogos Modernos, que apenas em três ocasiões (1916, 1940 e 1944), não se realizaram por causa da Iª e IIª GuerrasMundiais.

SPORTSMÍDIA

Partilhar com amigos

Comentários

comentarios

Attachment

Leave a Comment

(required)

(required)

seven − 3 =