Campo Relvado de Salamansa já é uma realidade

Campo Relvado de Salamansa já é uma realidade

Partilhar com amigos

Salamansa é uma comunidade piscatória da ilha de São Vicente, que se encontra situada a uma distância de cerca de 17 Kms da Cidade do Mindelo e conta com uma população de aproximadamente 1.170 habitantes.

É uma zona rural que se dedica essencialmente a pesca, onde mais de metade da população vive dos rendimentos provenientes dessa actividade. A pesca é complementada com outras actividades designadamente criação de animais, agricultura (na época das chuvas) e o comércio.

A pesca em Salamansa é feita essencialmente por embarcações de boca aberta com comprimento variando de 4 a 8 metros e largura 1,5 a 2,5 metros, construídos de madeira. Os meios de propulsão são motores fora de borda e velas em complementaridade com motores.

Também é praticada a pesca de mergulho feita em apneia por cerca de 15 mergulhadores dirigida à lagosta, polvo, búzio, lapas e percebes. Mas essa prática é limitada pela falta de recursos financeiros para aquisição de equipamentos para o mesmo.

Nessa localidade mora há 11 anos uma equipa de futebol federada que ao longo do Campeonato Regional de Futebol de São Vicente, e, não só, toda a época desportiva, arrasta atrás de si, dezenas e dezenas de ferverosos adeptos para o Estádio Adérito Sena, para apoiarem incondicionalmente a sua equipa de coração.

Essa equipa de futebol vai na sua quinta época consecutiva na primeira divisão num total de sete (7), tendo subido pela primeira vez de divisão em 2009 e descido em 2011, tendo regressado ao escalão maior do futebol mindelense em 2013/2014.

A equipa foi federada em 2007, portanto, há 11 anos, tendo conquistado uma Taça de São Vicente numa final frente ao Mindelense. O objectivo da equipa no início da cada época desportiva, é fazer tudo para se manter na primeira divisão, visto que, tudo o que vier a mais será por acréscimo.

Amílcar Araújo (Micau) garantiu ao Sportsmídia que a inauguração do relvado do Campo de Salamansa está prevista para o dia 5 de Julho, dia de Aniversário da Independência Nacional, garantia dada pela Câmara Municipal de São Vicente financiador do mesmo juntamente com empresas nacionais e estrangeiras.

A dimensão do rectângulo de jogo é de 98,8 por 67 metros, portanto, tem todas as condições de receber jogos oficiais, medidas iguais aos do Estádio Adérito Sena, criado as condições como balneários e as exigidas por lei, esse recinto desportivo, dá garantias à população dessa localidade para vir assistir futuramente jogos em casa.

SPORTSMÍDIA

 

 

Partilhar com amigos

Comentários

comentarios

Leave a Comment

(required)

(required)

11 + 18 =