O antigo treinador da Académica da Praia faleceu em Lisboa

O antigo treinador da Académica da Praia faleceu em Lisboa

Partilhar com amigos

José João Resende (Djdidjé) formou com o também falecido José Antunes (Tóca) a dupla de treinadores que comandou a Seleção da República de Cabo Verde, nos dois primeiros jogos internacionais, portanto, um dos fundadores da Seleção de Cabo Verde.

Os jogos foram contra a Guiné Conakry e a Guiné Bissau, em abril de 1978, em Bissau pela Taça Amizade que mais tarde passou a ser Taça Amílcar Cabral.

Em 1983, ele voltaria a Seleção, desta vez como Adjunto, durante a Taça Amílcar Cabral em Nouakchott na Mauritânia, ele teve de assumir o comando, após a demissão em plena prova de Dú Fialho.

Djidjé mexeu na equipa e promoveu a estreia do guarda-redes Neno que na época jogava no Barreirense e que mais tarde representaria o Benfica e passou a representar a Seleção de Portugal.

No ano seguinte na mesma Taça Amílcar Cabral, mas desta vez em Freetown na Serra Leoa, voltaria a reeditar a equipa técnica da primeira seleção, junto com Tóca.

Djidjé que foi futebolista e treinador de equipas na Capital, também foi Secretário Geral da Federação Cabo Verdiana de Futebol.

Luís Almeida antigo presidente da Associação Académica da Praia disse ao Sportsmídia, que Djidjé começou como treinador, na altura que o presidente da Micá, era o Dr. Fragoso, com a saída dele, Almeida passou a presidente e Djidjé foi adjunto do carismático treinador Toca.

Ele não foi fundador da Associação Académica da Praia, porque na altura não estava na Cidade da Praia, pois, era da Força Aérea Portuguesa. Quando regressou, foi representar o Vitória como jogador.

Almeida foi avançando, que quando foi eleito presidente da Federação Cabo-Verdiana de Futebol, José Resende, fez parte da sua equipa como responsável pelas selecções.

Sentidas condolências e consolação.

SPORTSMÍDIA 

Partilhar com amigos

Comentários

comentarios

Attachment

Leave a Comment

(required)

(required)

nineteen + 17 =