Nacionais de Xadrez realizados em Mindelo

Partilhar com amigos

A Federação Cabo-Verdiana de Xadrez realizou de 1 e 4 de Junho uma formação de monitores e os primeiros campeonatos nacionais de rápidas com 3 minutos e 1 segundo de bónus e semi rápidas com 15 minutos e 5 segundos de bónus respectivamente.

O objectivo é da formação e ter monitores que possam ensinar a modalidade em escolas, clubes e associações, adquirir competências nas áreas curriculares através do jogo, conhecer as etapas de aprendizagem e formas e progressão pedagógica dessa modalidade, a história do xadrez, regras de jogo de competição, técnicas do xeque mate, metodologia do ensino, técnicas de treino de clube e conseguir organizar eventos, de acordo com as metodologias  específicas.

Gil Teixeira nas semi-rápidas e Edy Monteiro nas rápidas foram os primeiros campeões nacionais e a Micá da Praia nas semi-rápidas e Oderf do Sal nas rápidas foram as equipas campeãs.

A SportsMidia acompanhou de perto essa verdadeira maratona de dois dias de xadrez, com a presença de xadrezistas do Sal, Santaigo- Sul as duas ilhas dominadoras, São Vicente, São Nicolau e Santo Antão.

Os objectivos do programa foram  cumpridos, pois, eram dirigidos a todos os clubes e jogadores cabo-verdianos filiados na instância máxima do xadrez em Cabo Verde.

Apuraram-se os primeiros campeões nacionais nas rápidas e semi-rápidas, e foram para além da Assembleia Geral ordinária, historicamente os primeiros campeonatos nacionais de xadrez realizados em Cabo Verde.

 

Cardoso da Silva

Partilhar com amigos

Comentários

comentarios

Attachment

Leave a Comment

(required)

(required)

15 + nine =