Mery Andrade a basquetebolista que jogou 15 anos em Itália

Mery Andrade a basquetebolista que jogou 15 anos em Itália

Partilhar com amigos

Mery Elisabeth Fernandes Vieira de Andrade, mais conhecida por Mery Andrade, nasceu na Cidade da Praia, no dia 31 de Dezembro de 1975, portanto, tem 44 anos de idade.

Mery era uma atleta em potência, pois, antes de entrar no mundo do basquetebol praticou muitos outros desportos até aos 14 anos, ( Andebol. Futebol, Voleibol, Atletismo e Basquetebol), mas estava muito mais inclinada para o atletismo.

Sandra Lucas uma colega de escola desviou-a, para ir treinar basquetebol com ela um dia e gostou dessa modalidade, esse treino com a Escola Secundária da Amadora onde começou a sua carreira.

Depois de três meses, Mery fez um jogo, e, foi logo convidada para representar a selecção de Cadetes, através do treinador português José Leite, tendo ido para um Centro de Alto Rendimento em Rio Maior, em 1991, o primeiro feito em Portugal onde atingiu um grande nível evoluindo,  regressando a Escola Secundária de Amadora onde jogou durante quatro anos.

Passados esses quatro anos na Escola Secundária de Amadora, Mery Andrade foi recrutada para ir para os EUA frequentar a Old Dominion University, onde jogou quatro anos com grande sucesso, tendo ido para a final no seu segundo ano 1997, além de outras boas classificações.

Mery Andrade, depois de graduada na Universidade de San Diego, foi para a WNBA onde jogou cinco anos, com o número 23, com apenas 23 anos, era a vigésima terceira escolha, onde jogou quatro anos, mas como praticam o basquetebol apenas durante o Verão, escolheu a Itália para ir jogar, e, foi praticante durante quinze anos.

Nesse país europeu jogou dois anos em LaLa Spezia/Pool Comense,  três anos Phard Napoli, quatro anos  no Reyer Venezia, três anos em Le Mura Lucca, Dike Napoli, viajando até Portugal durante um ano actuou na Quinta dos Lombos e depois regressou a Itália onde esteve em 2015 antes de ser treinadora, regressou para os Estados Unidos para a Universidade de San Diego por quatro anos na NVA G League com os Erie Bayhawks.

Já foi treinadora de Le Mura Lucca, adjunto em Portugal de Quinta de Lombos, U14 Treinadora Principal, USA- University San Diego e WNBA G League Erie Bayhaws.

Andrade é graduada pela Universidade Old Dominion em Saúde e Educação Física, o curso era de quatro anos, mas fê-lo em três, e, tendo decidido ficar na Universidade mais um ano começou a estudar fisioterapia.

O Sportsmídia sabe que a Mery Andrade que no basquetebol já não tem qualquer sonho porque deixou de jogar, recordando sempre com carinho todo o seu trajecto como praticante, mas como treinadora é aprender cada vez mais, para um dia entrar no WNBA e orientar uma equipa de top.

Mery, tem no seu irmão Carlos Andrade antigo atleta do Porto e Benfica, entre outras equipas o seu grande ídolo, mas ela acha que essa paixão é recíproca, pois, têm grandes valores e querem transmitir aos jovens a forma como encararam a modalidade, apesar de ambos hoje terem outras funções no basquetebol, Carlos como Office e Mery como treinadora.

Ela de uma forma clara e sincera garantiu-nos que conhece muito pouco do basquetebol cabo-verdiano, mas está com projecto de fazer alguns Campus, para que, possa conhecer melhor as qualidades inatas do basquetebolista crioulo e ajudá-los a motivarem-se para seguirem a carreira profissional.

Mery Andrade por causa da Covid-19 está em Boston com a mãe, mas logo que possível seguirá para a Itália onde irá realizar os seus próprios campos ( desenvolvimento individual de jogadores), no mês de Outubro regressa para os EUA para ingressar na sua equipa, onde já assinou o contrato para o próximo ano, os Erie Bayhawks.

Andrade, pede aos jovens para viverem o presente, porque o passado já não interessa, o futuro traz stress,  devendo apenas trabalhar com afinco e determinação, porque eles têm muito talento, pois, se o basquetebol é paixão deles devem dedicar muito.

Mery Andrade gosta de cantar, mas foi garantindo que não é a Mayra Andrade, defende que a dança e a música, são maneiras geniais e muito puras de se exprimir os sentimentos.

SPORTSMÍDIA

 

 

 

Partilhar com amigos

Comentários

comentarios

Attachment

Leave a Comment

(required)

(required)

eight + fourteen =