Mariano Ortega um mestre do Xadrez

Mariano Ortega um mestre do Xadrez

Partilhar com amigos

Xadrez é um jogo clássico de estratégia que testa a antevisão, a paciência, o pensamento estratégico e a capacidade de entender a mente do adversário.

A posição de mestre é cobiçada e honrosa que muitos jogadores levam anos a conseguir. O título é regulado por uma organização internacional e exige que o jogador alcance algumas conquistas específicas.

O nosso país neste momento tem o orgulho de dizer que mora nessas ilhas, mais propriamente na ilha do Sal, um mestre de Xadrez, chamado Mariano Ortega Amarelle, nascido em Cuba no dia 18/07/1981, licenciado em Cultura Física, Desporto e Recreação, escreve e fala bem espanhol e português e razoavelmente o inglês.

Formação profissional:

– Professor de Educação Física no Liceu Olavo Moniz na ilha do Sal e participou na preparação dos atletas no Jogos Escolares.

– Formação de Metodologia do treinamento.

– Curso de Psicologia do Desporto.

– Curso de Teoria e Metodologia.

– Curso de Sociologia do Desporto.

– Curso de Filosofia do Desporto.

– Curso de Comunicação Científica.

– Curso de Direcção de Cultura Física.

– Curso de Inteligência Desportiva.

– Formação de Treinador de Futebol em Cabo Verde.

– Curso de Tecnologia e Comunicação relacionadas ao Desporto.

– Diplomado Básico das Especialidades de Formação.

– Curso de Formação Macro Ciclo.

– Operador de Núcleo.

                Cursos e Formações Administrados:

– Preparação Metodológicas aos professores de Base e Alto rendimento.

– Conferências de Massificação do Xadrez na Província de Camaguey.

– Curso de Arbitragem Provincial.

– Seminário Estúdio de Contrários.

– Seminário de Valores no Desporto.

-Seminário Calendário de Eventos.

– Palestras de massificação do Xadrez na Área Educacional na Venezuela.

                Estudos/ Pesquisa e Publicações:

– Flexibilidade de pensamento Xadrez (trabalho de pesquisa).

                Experiência profissionais:

Em 2001-

– O Elo Internacional superou 2300 pontos, para dar-lhe o título de Mestre da Federação Internacional de Xadrez no ano seguinte.

Nesse mesmo ano esse xadrezista de excelência na Universidade Nacional ganhou vários Torneios Nacionais, o Elo Internacional  o que lhe permitiu participar em torneios internacionais “ Moucada  40 Capablanca in Memorian “, participou em “ Os primeiros Jogos de El Alba, onde Cuba ganhou medalha de ouro.

Em 2007/2009:

– Treinador de Xadrez em Venezuela, em várias competências internacionais ganhando “  Copa Governadores de Monagas”, “ Torneio de Chinita” em Maracaibo, Torneio de Bachaquero e Torneio IRT de Baquisimeto seus alunos qualificaram para os Panamericanos na Cidade de Panamá e Centro Americano do México.

– Trabalhando na Venezuela ali alcançou resultados relevantes a nível internacional ( Jogos Olímpicos Panamerinaos na Argentina), medalha de ouro e prata por dois atletas que Ortega preparou. Outro atleta nessa temporada também obtém medalhas e m competições internacionais (Panamá).

Em 2010:

 – Participou no Grupo Aberto “ 45 Capablanca In Memorian” , obteve um oitavo lugar de 110 participantes e a sua norma de metre internacional a segunda.

– Coordenador da Comissão Técnica de Xadrez.

–  Por várias vezes obteve resultados nos alunos a nível nacional nos Jogos Escolares e Juvenis em atletas individuais alcançando medalhas de ouro e prata, e, normas de Mestre Internacional e como colectivo de atletas nos diferentes jogos tendo conquistado alguns primeiros lugares, a nível provincial em Cuba tendo participado nos primeiros jogos do Alba.

 Em 2012 a 2013:

– Camaguey- 1º Lugar Nacional Desporto Xadrez em Jogos nacionais.

Em 2010/ 2013:

– Seleccionado melhor treinador a nível nacional pelos resultados alcançados no treino desportivo.

Em 2013/2014:

1º Lugar geral Nacional nos Jogos Nacionais dessa modalidade.

Em 2014/2015:

– Treinador de Xadrez da Escola do Desporto Eide Cerro Pelado, nesse mesmo ano participa no Campeonato de Cuba.

Em 2015:

– Participa em Havana-Cuba no Torneio Nacional conseguindo uma brilhante vitória, onde participaram grandes mestre. Ele acabou por fazer 7 pontos de 10 na “Capa Blanca 50 in Memorian”, nesse momento o mestre Mariano Ortega tem 2466 pontos.

– Em 2016/2017:

– Integrante da Federação Cabo-Verdiana de Xadrez na ilha do Sal, treinador de Xadrez. – No Campeonato Nacional de Xadrez entre ilhas conquistou o 1º Lugar a nível das partidas rápidas.

Esse Mestre de Xadrez disse a Sportsmídia, que começou a praticar essa modalidade com apenas 4 anos de idade, por isso, Xadrez é muito mais que um hobby.

Para Ortega o grande momento da sua vida como xadrezistas, foi quando conseguiu o seu Internacional Master, graças a todo o trabalho que estava a fazer.

O grande objectivo do mestre Mariano Ortega é que o Xadrez faça parte do Projecto Educacional, visto que, essa modalidade ensina a saber perder, desenvolve o raciocínio

e concentração, trabalha a paciência, cria maturidade e na tomada de decisões e ajuda a assimilar outras disciplinas.

Mariano Ortega também defende que o trabalho que vem sendo feito no Xadrez em Cabo Verde, dentro de alguns anos, haja jogadores com títulos internacionais, e, que cada dia apareçam mais praticantes, pois, se existe um jogo que possa ajudar uma criança desenvolver raciocínios e criar relações sociais saudáveis, esse jogo é o Xadrez.

SPORTSMÍDIA

 

 

Partilhar com amigos

Comentários

comentarios

Leave a Comment

(required)

(required)

4 × 4 =