Ludmila Varela a mulher que ama o Voleibol, é aniversariante hoje

Ludmila Varela a mulher que ama o Voleibol, é aniversariante hoje

Partilhar com amigos

No dia 14 de Outubro de 1994, nascia um ser do sexo feminino a quem foi posto o nome de Ludmila Sofia Oliveira Varela, mas conhecida por Lu, portanto, hoje completa 26 anos de idade,  na cidade do Planalto (Assomada), em Santa Catarina de Santiago, atleta do voleibol, bióloga e Miss, trabalha actualmente na Câmara Municipal de Santa Catarina responsável pelos serviços de Educação Ambiental.

Lu(na foto esquerda) faz parte da selecção Cabo-verdiana de Voleibol (salão e de praia), juntamente com a irmã, ambas jogam na mesma equipa o Seven Stars, e, dedicam juntas no voleibol de praia.

Essa paixão pelo voleibol começou no Liceu Amílcar Cabral, nas aulas de Educação Física onde teve o seu primeiro contacto com essa modalidade, desde então continua até hoje a praticar, pois, terminou o ensino liceal e teve de se deslocar para a Cidade da Praia, para dar continuidade aos seus estudos, e, foi já com intenções de jogar voleibol, pois, recebeu uma proposta do ABC da Praia.

Lu tem um curriculum deveras invejável, vejamos:

A nível regional foi 4 campeões: 2015, 2016 e 2017 na equipa ABC e 2018 em Seven Stars.

A nível nacional foi 3 campeões: 2015, 2016 (vice) e 2017 no ABC e 2018 no Seven Stars.

A nível individual:

Campeã nacional de voleibol de praia – Sal, 2019.

Campeã regional de voleibol de praia, 2019.

Atleta feminina do ano na modalidade de Voleibol e atleta feminina do ano de Cabo Verde, Praia 2018.

Melhor atleta do campeonato regional de voleibol Santiago Sul/Praia, Cabo Verde 2018.

Atleta feminina do ano na modalidade de voleibol e atleta do ano de Santa Catarina/Assomada, Cabo Verde-2017.

Certificado de reconhecimento pelo mérito desportivo para atletas santa catarinenses campeões nacionais, pela Câmara Municipal de Santa Catarina/ Assomada, Cabo Verde-2017.

Atleta feminina do ano na modalidade de voleibol, pela Câmara Municipal da Praia/Praia, Cabo Verde-2016.

Atleta Feminina do Ano de Cabo Verde-Voleibol, pela Direcção Geral dos Desportos e Federação Cabo-verdiana de Voleibol – 2015.

Melhor atleta do Campeonato Superliga de Voleibol de Santiago, pela Associação Regional de Voleibol de Santiago Sul/Praia, Cabo Verde-2015.

Após os Jogos Africanos de Praia no Sal, a dupla, participou na primeira fase de apuramento para os Jogos Olímpicos de Tóquio em Conakry, 2020 (Medalha de Bronze), juntamente com a dupla de Santo Antão Brunelle Pio e Karina Silva.

Irmãs Varela, 4º classificado no 1º Jogos Africanos de Praia, na ilha do Sal – Cabo Verde 2019.

Participação no apuramento para os Jogos Africanos de Rabat voleibol de salão e voleibol de praia, 2019.

Participação no Torneio de voleibol de Praia em Gâmbia, 2018, jogou com outra dupla ( Tchumas Correia).

Participação na primeira fase do Campeonato de Voleibol para o apuramento de mundial na China /Praia, CaboVerde-2017.

Participação nos XI Jogos Africanos na modalidade de voleibol/Brazzaville, Congo-2015.

Primeira competição internacional foi voleibol de salão, nas eliminatórias de zona 2 em Dakar, 2014.

Sportsmídia sabe que essa atleta ama o voleibol, faz dupla com a irmã Janice Anilda Varela (Já), estando inscrita para os Jogos Olímpicos, mas precisam ainda ficar bem classificadas nas próximas duas etapas que faltam para acontecer, que por questão de pandemia Covid 19, houve o cancelamento dias antes da viagem para Nigéria, mas felizmente que os mesmos foram adiados para 2021, por isso, está tudo em aberto.

Lú já afirmou de forma categórica que quando terminar a sua carreira, irá envolver-se no voleibol de praia e a juventude, o ponto focal será o município de Santa Catarina onde nasceu, o objectivo é estender para a ilha de Santiago, e quem sabe conseguir dinamizar para as restantes ilhas e resgatar a modalidade no país. Mas vai alertando que, por enquanto, ainda está numa fase de maturação das ideias, preparando condições de forma a transformar essa ideia num projecto viável.

Aproveitamos para dar os parabéns a Ludmila Varela a Lu, para os amigos, desejando-lhe as maiores felicidades pelo dia de hoje e que o mesmo se repita, por muitos e muitos mais. Sucessos!

SPORTSMÍDIA 

 

Partilhar com amigos

Comentários

comentarios

Attachment

Leave a Comment

(required)

(required)

nineteen + nineteen =