Jordan Neves o miúdo que sonha ganhar uma medalha num Europeu ou num Mundial

Jordan Neves o miúdo que sonha ganhar uma medalha num Europeu ou num Mundial

Partilhar com amigos

Jordan Neves nasceu em Luxemburgo, mas hoje tem dupla nacionalidade, a  27 de Outubro de 1998, completa este ano 21 anos, tem como hobby, futebol, basquete e leitura.

Aos 5 anos, ele era miúdo muito ativo, e, para canalizar sua energia, a mãe matriculou-lhe no Karaté, que é um desporto de disciplina.

Mas depois de um ano inscrito no Karate Club Differdange, decidiu jogar futebol no FC Progress Niederkorn, mas a paixão para o karaté falou mais alto, voltando para o KC Differdange.

No inicio,  ele praticou principalmente Kata, que é usado para executar técnicas contra adversários imaginários, pois, é uma sequência de movimentos-técnicas de ataque e defesa-cujo o fito é proporcionar ao praticante o aperfeiçoamento da arte, e, simultâneamente, experiência de luta.

Kata possui outras facetas além do treinamento físico. Cada forma possui uma componente psicológica pois, prepara o karateca para um combate real e uma componente filosófica que busca transmitir dores e pensamentos criticos para avaliar as situações serenamente, situações essas não KUKU limitadas a embates físicos.

Em 2011,  ele conquistou o primeiro lugar no Campeonato Nacional Kumite na categoria U14 e no mesmo ano foi retido no quadro nacional de kumite graça  ao Sr. Fred Charlé e Sr. Junior Lefèvre.

Tudo correu muito rápido, Madame Tessy Scholtes informou aos seus pais que eu poderia fazer os testes físicos e depois ser admitido na Sportlycée.

Algo feito, porque logo depois comecçou a estudar e treinar no Sportlycée.

Desde 6 anos, Jordan Neves treina quatro a cinco vezes por semana, às segundas e quarta-feiras à tarde no KC Differdange e às terças-feira e quintas-feira à tarde com a equipa nacional sob a responsabilidade do seleccionador nacional, Sr. Michael Lecaplain em Strassen.

  • Participou nos Campeonatos Europeus de Karate 2015 na Suíça, na categoria U18-55kg e ocupei o 7º lugar.
  • No Campeonato Europeu Wado Kai 2015, Jordan ganhou a Medalha de Ouro por equipa Sub-18 e Medalha de Bronze nessa categoria, -61 Kgs ( individual). 
  • Em 2017 encontrou a selecção de Cabo Verde de Karaté no Campeonato K1 de Rabat-Marrocos onde esse karateca venceu 3 combates, tendo derrotado o então Campeão Africano por 1-0 o argelino Benkhaled Abdelatif.
  • Actualmente, frequenta o ensino superior na LUNEX– Universidade Privado de Differdange, estabelecimento de ensino ideal para manter seu nível desportivo, bem como para obter resultados académicos adequados, além disso lhe libera para o exterior para as diferentes competições.             
  • O Sportsmídia sabe que o seu grande sonho é ganhar uma medalha no Campeonato Europeu ou Mundial.

Em 2017,  teve a oportunidade de treinar no país que adora, Cabo Verde.

Os treinos com karatekas cabo-verdianos tiveram lugar no Porto Novo, na ilha de Santo Antão. Foi uma experiência inesquecível, segundo Jordan.

Para Neves, o Karaté é uma escola de vida, onde aprende o respeito mútuo e a disciplina.

          SPORTSMÍDIA

Partilhar com amigos

Comentários

comentarios

Leave a Comment

(required)

(required)

4 × two =