Homenagem Póstuma sentida e merecida ao professor Du Lima

Partilhar com amigos

O cabo-verdiano Ildo Rocha, Empreendedor Social, Jornalista e Investigador Sócio- Cultural, propôs a realização de um evento, apelidado ” TRIBUTO a EDUARDO SOUSA LIMA” Professor Du Lima, para o dia 29 de Agosto, sábado das 13,00 às 16,00 horas no Núcleo Desportivo do Sporting em Portalegre, e, no dia seguinte dia 30 de Agosto domingo a partir das 11,00 horas portuguesas, menos duas em Cabo Verde, em directo no Programa Nação Global da Rádio de Cabo Verde.

Desde da sua primeira visita a essa cidade em Abril de 2019, percebemos que a história e percurso do Professor Du, Lima, como era carinhosamente conhecido no distrito de Portalegre, ultrapassava a dimensão do espaço geográfico de Portalegre, pois, as várias mensagens em vida, demonstraram a importância que o Município e a Câmara de Portalegre dispensavam essa ilustre figura, que ficará para eternidade na mente e no coração das pessoas.

Por isso, Ildo Rocha como cabo-verdiano, sentiu-se muito orgulhoso pela forma como o Professor Du Lima, foi adoptado em Portalegre, porque apercebeu-se que ele era uma figura incontornável para as gerações que tiveram a felicidade de conviverem de perto com esse Professor, Desportista e Cidadão, prova disso o Estádio Municipal de Portalegre ostenta o seu nome.

O próprio professor Du Lima deu uma grande contribuição na projecção de Cabo Verde, sendo um dos grandes impulsionadores do acordo de geminação assinado entre Portalegre e São Vicente.

Essa investigação, veio na sequência desse ” Status” que o Professor usufruía em Portalegre, que esse Empreendedor Social, Jornalista e Investigador Sócio-Cultural, pena no futuro fazer publicação dos conteúdos de um livro e edição de um documentário com a colaboração dos Professores Brite Bravo, António Martinó, instituições de Educação e do Desporto do Município de Portalegre, familiares (filho e neto) e amigos.

Ildo Rocha, depois de ter apercebido como professor Du Lima era acarinhado nessa região de Portugal, submeteu no ano passado uma proposta de Condecoração do Professor Du Lima à Sua Excelência Presidente da República de Cabo Verde Dr. Jorge Carlos Fonseca, e, o processo estava em análise, mas a Covid-19 alterou muito os planos.

O impulsionador dessa homenagem póstuma, também sugeriu a Câmara Municipal, a confecção de uma placa que seria entregue aos filhos, assim como apoio no envio de convites as instituições que essa edilidade achasse conveniente presenciar essa cerimónia “Tributo ao Professor, Desportista e Cidadão”.

O filho Jorge e o neto Diogo disseram ao Sportsmídia  que agradecem esse gesto e que estão disponíveis para qualquer informação ou esclarecimento, elaboração de conteúdo, informação documentada em texto ou imagem, que possa facilitar qualquer intervenção no sentido de enriquecer essa homenagem, e, que ela sirva de apoio, inspiração e exemplo a qualquer cabo-verdiano, que se sinta dificuldade no processo de integração em Portugal.

Igualmente estão interessados num futuro próximo dar, principalmente, o neto Diogo Lima consiga o seu contributo no planeamento de estruturas sociais e de instrumentação adequada para criar infraestruturas para que mais pessoas como o seu avô, possam emergir da comunidade cabo-verdiana e terem o mesmo impacto que ele teve em ambas as comunidades, pois, ele durante a sua vida falava de Cabo Verde, mais concretamente, de São Vicente e dos amigos.

Nessa homenagem póstuma, vão estar envolvidas várias instituições, casos da Câmara Municipal de Portalegre, gabinete da Presidente Engª Adelaide Teixeira, que tem tido um papel fundamental na organização desse evento, que irá dar um grande brilho a esse evento, Embaixada de Cabo Verde em Portugal, Instituto Politécnico de Portalegre, Jornal Alto Alentejo, Rádio Portalegre, e várias figuras ligadas à Educação, Desporto e Cidadania, principalmente aos filhos, e, de forma articulada estão a planificar o evento a grandeza do saudoso Professor Du Lima, que partiu, deixando tristeza, dor, saudade e sofrimento, e, estão reconfortados, porque em vida o homem cumpriu a sua missão com distinção.

Esse momento de saudade, no próximo sábado, muitos terão a oportunidade de recordarem através de depoimentos de ilustres portalegrenses, princípios e valores que o professor Du Lima, soube transmitir aos seus filhos e várias gerações.

SPORTSMÍDIA

Partilhar com amigos

Comentários

comentarios

Attachment

Leave a Comment

(required)

(required)

fourteen + seventeen =