Gui Vera Cruz conquistou a fase preliminar em Xadrez

Gui Vera Cruz conquistou a fase preliminar em Xadrez

Partilhar com amigos

Disputou-se na Cidade do Mindelo a fase preliminar do Campeonato Nacional Individual Absoluto 2018.

Aguinaldo Vera Cruz Júnior foi o (1º) primeiro classificado, com 5,5 pontos, ou seja, em seis (6) jogos conquistou cinco (5) vitórias e um empate,  vencendo a fase preliminar do Campeonato Nacional Individual Absoluto, com mérito.

Em:

2º Lugar- Luís de Pina Fernandes-5,0 pontos.

3º Lugar- Gil António Mendes Teixeira- 4,5 pontos.

4º Lugar- Éder Márcio Leite Pereira- 4,0 pontos.

5º Lugar- Jamilson Gomes Borges- 4,0 pontos.

6º Lugar- Jorginho João Ramos.

O Sportsmídia sabe que vinte e sete jogadores de São Vicente, Sal, São Nicolau e Santo Antão que disputaram essa fase preliminar para apurar os que vão estar na fase final do Campeonato Nacional Individual Absoluto, a realizar também aqui na Cidade do Mindelo de 4 a 8 de Julho próximo.

Toda essa competição decorreu no Centro Estágio da FCF, anexo ao Estádio Adérito Sena.

A direcção da Federação Cabo-Verdiana de Xadrez deu início hoje dia 4 de Junho às 19,30 horas um seminário para árbitros, em que se os participantes conseguirem 80%, podem ter um certificado ou seja uma norma, neste caso de seminário.

Existe as normas que permitem os árbitros a atingirem o patamar de internacional, com três normas e uma de seminário. Como exemplo o actual presidente da FCX Francisco Carapinha já foi árbitro principal, no 1º Campeonato Nacional na ilha do Sal e também árbitro na Figueira da Foz (Portugal), se conseguir essa norma de seminário será árbitro internacional da FIDE.

Vão frequentar o curso doze (12) participantes qualquer cidadão que queira conhecer as regras dessa modalidade. Carlos Dias e Eduardo Viana vão dirigir esse seminário que no próximo sábado termina com os participantes a prestarem provas num exame final.

O seminário também decorre no Centro de Estágio da FCF, das 19,30 às 23 horas.

Em suma um árbitro com três normas e uma norma de seminário será promovido a árbitro internacional da FIDE, portanto, se Francisco Carapinha conseguir os 80% nesse seminário será promovido a árbitro internacional da Federação Internacional de Xadrez.

A Federação Cabo-Verdiana de Xadrez apontou o ano de 2018 como uma grande aposta, de modo a fazer  com que Cabo Verde participe nas Olimpíadas de Xadrez, que se realizam na Geórgia, no mês de Setembro.

SPORTSMÍDIA

 

Partilhar com amigos

Comentários

comentarios

Leave a Comment

(required)

(required)

4 × five =