Filomena Fortes é presidente do Comité Olímpico Cabo Verdiano

Filomena Fortes é presidente do Comité Olímpico Cabo Verdiano

Partilhar com amigos

A imagem da mulher cabo-verdiana tem vindo a mudar todos os dias, mas a manter a sua essência. Tornando-se uma mulher cada vez mais moderna, inteligente, competente, factor de qualidade, capaz de assumir as suas responsabilidades, principalmente, no desporto.

Hoje 27 de Março é dia da Mulher Cabo Verdiana, e o Portal de Desporto da Sportsmídia, apresenta uma mulher apaixonada pelo desporto, que tem um trajecto que pode servir e bem de exemplo,  para todas as mulheres desse país.

Filomena Maria Spencer Africano Fortes, é actualmente presidente do Comité Olímpico Cabo Verdiano.

No campo desportivo foi atleta de andebol nos clubes 1º de Agosto e Ferrovia de Luanda até 1983, jogadora e treinadora do Prédio de 1983 a 1986 e treinadora do Desportivo em São Vicente de 1991 a 1995. Foi presidente da Federação Cabo Verdiana de Andebol durante seis anos e da Associação Regional de Andebol, tendo contribuído muito para o engrandecimento da modalidade na região desportiva de Santiago Sul.

Capricho do destino começou como colaboradora da Televisão Experimental de Cabo Verde no longínquo ano de 1983, foi professora e coordenadora de Educação Física em várias escolas, na Praia e em São Vicente, exemplos Cesaltina Ramos, Constantino Semedo, Ludgero Lima, Instituto Superior de Educação, Conselheira de Orientação de Estágios Pedagógicos de Licença de Educação Física, Escola de Formação de Professores, Universidade de Cabo Verde, trabalhou também no Ministério da Educação e do Desporto.

Em Angola foi professora no Colégio Madre Deus, no N Zinga Mbandi, no Ensino Pré- Universitário PUNIV em Luanda.

Filomena Fortes, é licenciada em Cultura Física Instituto Superior de Educação Física Manuel Fajardo Santa Clara ( Cuba ), mestrado em Educação Física e Ciência  do Desporto ( Porto- Portugal ), Estudos Pós- Universitários da Educação de Infância ( Coimbra ), Doutourada em Ciências de Educação- Universidade Nova de Lisboa e Mestrado Executivo em Gestão do Desporto pela Universidade de Lleida -Espanha.

No ano de 2014 a Sportsmídia informa que Filomena Fortes foi eleita presidente do Comité Olímpico Cabo Verdiano e no 2 de Dezembro último, foi reeleita no cargo para cumprir o segundo mandato a frente do Comité Olímpico Cabo Verdiano ( COC ), com 20 votos a favor e dois em branco.

Fortes a presidente do COC, é a Vice-presidente da Zona II, da Associação de Comités Olímpicos Africanos ( ACNOA ), Vice-Presidente da Comissão Mulher e Desporto da ACNOA, Vice- presidente da ACOLOP, Membro da Comissão de Desporto e Activa e de Educação Olímpica do COI.

SPORTSMÍDIA     

Partilhar com amigos

Comentários

comentarios

Leave a Comment

(required)

(required)

20 + fourteen =