Festival Internacional Figueira da Foz

Festival Internacional Figueira da Foz

Partilhar com amigos

O Festival Internacional Figueira da Foz, é o torneio de xadrez com classificação FIDE mais antigo de Portugal,  e está a acontecer desde o dia 26 de Outubro até 3 de Novembro no Sweet Atlantic Hotel.

Miguel Babo, é um ícone na vida cultural da Figueira da Foz, é o principal motor por trás desses torneios desde a sua criação, anos atrás, com a colaboração fiel de Antonio Cardoso.

Uma tradição de longa data neste festival é homenagear e prestar homenagem a uma figura cultural de destaque no dia anterior ao início do torneio.

O tema da discriminação contra as mulheres no mundo do xadrez foi explorado e incluiu uma intervenção da Dra. Rita Sousa, promotora pública em Portugal, autora de “ Introdução às Teorias Feministas do Direito ” e por muito tempo ativista por causas feministas.

Conforme a tradição, o torneio deste ano é pequeno, mas bastante forte, num total de 8 GMs e 5 IMs estão entre os 45 participantes de 14 países, com a participação  de muitos ‘veteranos’ de edições anteriores deste torneio.

O torneio deste ano tem um elenco de árbitros e assistentes, de alto nível, com a figura principal o árbitro-chefe Carlos Dias-um dos IA mais conhecidos do mundo, e, que já esteve aqui em Cabo Verde em vários torneios.

 O Sportsmídia sabe que o árbitro internacional Carlos Dias é assistido por Franscisco Carapinha presidente da Federação Cabo-Verdiana de Xadrez e árbitro internacional, Bruno Pai de Coimbra, além de Paula Costa e Patrícia Costa.

Aguinaldo Vera Cruz Júnior, Luís Barros e Carlos Mões ambos cabo-verdianos, como aconteceu no ano passado, participam neste Festival Internacional de Xadrez da Figueira da Foz.

SPORTSMÍDIA 

Partilhar com amigos

Comentários

comentarios

Attachment

Leave a Comment

(required)

(required)

two × four =