Faleceu em Portugal João Burgo um dos pioneiros da Organização Desportiva em Cabo Verde

Faleceu em Portugal João Burgo um dos pioneiros da Organização Desportiva em Cabo Verde

Partilhar com amigos

João Burgo Corrêa Tavares, morreu triste por um determinado momento da sua vida ter aparecido no seu documento de identificação “Corrêa” e não “Correia”, tendo conhecimento desse pormenor por causa da amizade que me unia a esse cidadão do mundo, como ele me dizia sempre.

Eu, Cardoso da Silva, perdi um grande amigo, pois, os filhos o Comandante Mário João e o Tony sabem da amizade que ele me dispensava, tratando-me como se de um filho tratasse, daí me sentir orgulhoso de ter privado de perto com uma pessoa que me ensinou grande parte da minha forma de estar no desporto. Obrigado meu querido e saudoso amigo.

Homem educado, de fino trato, dialogante, perdi assim um grande amigo, uma notícia que não me surpreendeu muito, pois, sabia dos problemas de saúde por que ele passava.

João Burgo foi sempre considerado um dos pioneiros da organização desportiva em Cabo Verde, cujo legado será para sempre lembrado.

O Sportsmídia sabe que ele foi o primeiro responsável pela Direcção de Educação Física e Desporto, órgão que antecedeu a actual Direcção Geral dos Desportos, além de ter passado pela Televisão Experimental, tendo sido no seu tempo a criação das primeiras federações nacionais e as comissões instaladoras nos anos de 80.

Burgo Tavares, teve um papel fundamental no aparecimento do desporto oficial, pois, liderou a criação das primeiras acções em termos de legislação desportiva.

Joãozinho Burgo como era conhecido para os amigos, foi um destacado futebolista e dirigente desportivo, com passagem por clubes na Guiné-Bissau onde viveu largos anos, e, no seu Clube de coração O Clube Desportivo Os Travadores.

À família enlutada, em particular, os filhos o Comandante Mário João e Tony, meus amigos pessoais, a Sports Mídia Limitada e em meu nome pessoal, apresenta as mais sentidas condolências e consolação pela perda desse ente querido.

Cardoso da Silva/Sportsmídia

 

Partilhar com amigos

Comentários

comentarios

Leave a Comment

(required)

(required)

four × 2 =