Evandro Silva de futebolista para atleta sonha representar Cabo Verde

Evandro Silva de futebolista para atleta sonha representar Cabo Verde

Partilhar com amigos

Evandro Jorge Duarte Silva aos 16 anos completou o 9º Ano de Escolaridade em São Vicente, e, rumou a Portugal onde se formou em Contabilidade.

Esse atleta que na altura jogava futebol e representou o Batuque Futebol Clube nas camadas jovens, tendo jogado em Portugal no A. R. Guiense, mas teve poucas oportunidades nesse clube seguiu para o C. R., e, depois o azar perseguiu-lhe tendo facturado o pé direito, nesse momento decidiu abandonar o futebol.

Em 2012 o grande atleta Mário Teixeira, que foi internacional por Portugal em inúmeras vezes, levou-o para o atletismo.

Evandro Silva começa por representar a Escola de Atletismo de Coimbra, e, faz a primeira prova dos 10 Kms no tempo de 34,56 segundos na Corrida de São Silvestre, mas de seguida passou para a pista onde nas categorias de 800 e 400 metros (55,50 s), atrás do colega da equipa António Cunha.

Em 2015 é o terceiro, com o tempo de 2,08 segundos, e com o terminar da época com acordo entre a E. A. Coimbra e o Centro de Trabalhadores de Sobral de Ceira que se tornou o maior desafio desportivo até então, numa equipa cujo o objectivo era ser campeão distrital e apurar-se para a final de clubes, o que aconteceu o que lhe deu presença garantida nos 800 m e nos primeiros jogos de apuramento de clubes, e nesse ano no Verão sagraram-se campeões distritais e atletas do clube bateram vários recordes pessoais, e, Silva faz 52,09 nos 400 planos sagrando-se vice campeão com António Cunha em primeiro, campeão e recorde do clube em 4X400.

Não havendo atleta no clube para 400m Barreiras ele e o seu treinador António Oliveira decidiram fazer uma aposta e esse atleta cabo-verdiano correspondeu em pleno tendo sido campeão distrital com a marca de 63,30 s, tempo que melhorou nos apuramentos de clubes, 60,12s, e, finalmente Silva tinha encontrado a disciplina que tinha vocação e onde se sentia feliz.

Neste ano o objectivo era baixar essa marca, e, conseguiu mais um recorde pessoal ontem domingo dia 24 de Junho no Meeting Internacional da Guarda, apesar do cansaço, pois, participou em 4 provas, em apenas 5 dias.

O atleta Evandro Silva disse a Sportsmídia que o sonho de qualquer atleta é representar o seu país numa grande competição internacional, e, que ele não foge a regra. Ele garantiu que sempre que vai participar em provas encontra grandes atletas cabo-verdianos que pensam o mesmo, avançando que em Leiria e Lisboa existem atletas nossos que são diamantes brutos e que precisam ser trabalhados em grandes centros, alegando que os responsáveis só procuram jogadores de futebol.

O seu grande sonho é viver do desporto e contagiar quem está a sua volta, ensinando os miúdos o que está a apreender agora, melhorando a sua qualidade de vida e sonhar em grandes conquistas.

Silva adiantou ainda que quando pede para os jovens apostarem no atletismo, não se refere para pensarem em grandes salários, mas sim reclamarem melhores condições de treino e viagens para as provas e nada mais.

SPORTSMÍDIA

 

Partilhar com amigos

Comentários

comentarios

Leave a Comment

(required)

(required)

1 × three =