Estádio Luís da Silva Bastos de novo

Estádio Luís da Silva Bastos de novo

Partilhar com amigos

O Estádio da Várzea é um estádio multiusos localizado na Cidade da Praia, capital de Cabo Verde.

Esse recinto desportivo tem capacidade para oito mil pessoas, maioritariamente para partidas de futebol, está sob gestão da Associação Regional de Futebol de Santiago Sul (ARFSS), e, já recebeu duas Taças Amílcar Cabral em 1982 e 2000.

O primeiro jogo continental foi a Taça dos Clubes Campeões Africanos em 1992 com o Sporting Clube da Praia a medir forças com  ASC Port Autonome de Dakar e depois com Club Africain de Tunes e o último em 2009 com Sporting Praia e FAR Rabat de Marrocos.

O Estádio da Várzea foi inaugurado com iluminação artificial em 2012.

Luís Bastos faleceu em 2016, aos 75 anos, vítima de doença prolongada e deixou a sua marca ao apontar mais de 300 golos na sua carreira, tendo representado no país as equipas da Académica, Boavista, Sporting, Travadores e Vitória, todas da Cidade da Praia.

O Sportsmídia sabe que esse exímio futebolista deixou de jogar futebol aos 40 anos, no início dos anos 1980, e, como treinador orientou equipas como o Desportivo de Santa Cruz, Nô Pintcha da Brava e Boavista da Praia.

A partir de amanhã dia 8 de Agosto de 2020, o Estádio da Várzea, na Cidade da Praia, vai passar a ser chamado outra vez, Estádio Luís da Silva Bastos, conhecido pelos amigos mais íntimos por “Tio”, considerado o maior futebolista cabo-verdiano de todos os tempos.

O seu valor como futebolista era inquestionável, que chegou a treinar no Sport Lisboa e Benfica nessa altura treinado pelo técnico Bela Guttmam, uma passagem curta pelo Benfica para treinos, em 1966, tendo regressado a Cabo Verde no mesmo ano, alegando dificuldades de adaptação ao país europeu e ao profissionalismo, e, que viu o Estádio da Várzea ser baptizado oficialmente com o seu nome em 1995, na gestão do então autarca Jacinto Santos.

Teve ainda uma passagem pelo Benfica para treinos, em 1966, mas não chegou a jogar pela equipa de Lisboa, tendo regressado a Cabo Verde no mesmo ano, alegando dificuldades de adaptação ao país europeu e ao profissionalismo.

 SPORTSMÍDIA

 

Partilhar com amigos

Comentários

comentarios

Attachment

Leave a Comment

(required)

(required)

11 − 9 =