Eliseu Fortes o atleta da ilha das montanhas que em 2015 concretizou o seu grande sonho

Eliseu Fortes o atleta da ilha das montanhas que em 2015 concretizou o seu grande sonho

Partilhar com amigos

Eliseu da Cruz Fortes Morais, atleta nascido em Cruzinha da Garça-Santo Antão, foi para Ribeira Grande-Povoação, logo após concluir o ensino básico, onde em 2006 começou a praticar atletismo.

Em 2015 concretizou o seu grande sonho, pois, queria ser internacional pelo seu país, quando ele foi ao Campeonato do Mundo de Trail, em Annecy-Paris.

Primeiramente praticava futebol, mas como estudava no Liceu, foi selecionado para representar no nacional inter-liceus na Cidade da Praia, onde começou a treinar duas vezes por dia, o que lhe fez evoluir rápido e começou a participadas competições seniores ainda com idade de juvenil tendo começado a praticar o Atletismo há doze anos atrás.

Eliseu Fortes tinha como objectivo ganhar provas em Cabo Verde, e, isso, foi alcançado. Neste momento, aposta forte em alavancar a modalidade na ilha das montanhas, apostando na formação, prova ter criado uma escola de atletismo juvenil (IAL-jovens atletas de Lagoa) que possui raízes nos 3 concelhos da ilha com excelentes resultados em competições nacionais e com representantes na selecção de Cabo Verde que estiveram nos Jogos Africanos da Juventude em Julho de 2018 na Argélia.

As grandes dificuldades para o credenciado esse atleta é ainda não terem um Kit Atletics para ensinar jovens atletas.

Fortes já representou Cabo Verde tanto pela selecção nacional, como também Emicela Team Cabo Verde por duas vezes, estando cada vez mais motivado treinando 6 vezes por semana, muita das vezes com treinos bi-diários.

O Sportsmídia sabe que a maior alegria desse atleta, depois de várias vitórias no atletismo e de quatro anos sem competir devido as lesões,  foi vencer o Campeonato Nacional de Estrada na Ilha do Maio.

Em 2006

1º Classificado- Santo António das Pombas, Prova Verão Cidade de Ribeira Grande, Inter-Liceus-Dia do Desporto Cabo-Verdiano, São Pedro Apóstolo, São Silvestre em São Vicente.

 Em 2007

1º Classificado- Festas do Município Ribeira Grande, Nossa Srª do Rosário.

Em 2008

1º Classificado- Homenagem a Celestino Sousa.

Em 2013

1º Classificado- Dia do desporto Cabo-Verdiano e Campeão Regional de 5.000 metros.

Em 2014

2º Classificado- Corrida de São Silvestre em São Vicente.

Em 2015

1º Classificado- 5.000, prova Santo António das Pombas. Meeting Nossa Srª de Rosário, Festas do Município da Ribeira Grande,

2º Classificado Município do Porto Novo

 Mundial de Trail (86 Kms) Annancy-França 129º.

Em 2016

1º Classificado- Campeão Regional 5.000 metros, Corta Mato- Ribeira Grande.

2º Classificado- Meeting Nossa Srª Rosário, prova Santo António das Pombas-Paul.

Em 2017

1º Classificado- Campeão Regional 5.000 metros, Meeting Nossa Srª do Rosário, Festas do Município Ribeira Grande, 10 Kms Santíssima Trindade

2º Classificado- São João Baptista

3º Classificado- Serra d’Agra-Portugal.

Em 2018

1º Classificado- Prova Santo António das Pombas-Paul, Trail de Montanha-Festa do Município do Porto Novo.

2º Classificado- Trail de Montanha, Braka-Chã de Pedras, Serra d’Agra-Portugal.

Curriculum como treinador

Em 2017

3º Classificado em 3.000 metros pista coma a atleta Keila Delgado e Helder Francisca.

Em 2018-10-19 1º Classificado- Campeão Nacional de Pista 5.000 m com o atleta João Fortes e campeão Juvenil Rafael Alves

3º Classificado- Campeonato Nacional Senior, salto em comprimento com o atleta William Coutinho.

 Activista Desportivo

 – Membro fundador e organizador da Copa Futsal Ribeira Grande, que já vai na sua 5ª Edição.

– Atleta e membro organizador das provas de Atletismo da Associação de Atletismo de Santo Antão.

– Fundador e monitor da Escola de Atletismo Juvenil (JAL- Jovens Atletas de Lagoa) que já existe em toda a ilha, formando campeões nacionais e com participação de atletas dessa escola na selecção nacional da modalidade.

A maior desilusão de Eliseu Fortes, foi quando soube que tinha uma lesão grave e que tinha de deixar de competir, durante um determinado período.

No final essa referência do atletismo cabo-verdiano deixa essa mensagem motivante  as gerações vindouras “ Treinam, Treinam, Treinam, para que, possam triunfar e atingir os vossos objectivos.

SPORTSMÍDIA

.

 

 

 

Partilhar com amigos

Comentários

comentarios

Leave a Comment

(required)

(required)

eleven − 6 =