Elber Silva quer jogar numa grande Liga e tenciona licenciar-se em Educação Física

Elber Silva quer jogar numa grande Liga e tenciona licenciar-se em Educação Física

Partilhar com amigos

Elber Ricardo Gomes da Silva, conhecido por Elber, dos poucos basquetebolistas que não têm uma alcunha, nasceu a 4 de Agosto de 2000, 19 anos de idade, mede 1,76 m, posição base/extremo.

Começou a praticar basquetebol aos 8 anos de idade, no Polivalente de Cruz João Évora, com o treinador Sarda, mas depois decidiu mudar para a Académica do Mindelo  no ano de 2016,  treinado pelo Kula grande treinador.

Elber Silva na altura jogava nos Sub 16 e Sub 18, e, foram campeões em ambos os escalões, tendo sido considerado melhor jogador no escalão de Sub-16, nesse ano foram disputar o Campeonato Nacional e perderam na final ficando em segundo lugar.

No ano de 2016 foi convocado para seleção do Liceu Ludgero Lima, também foram campeões, portanto, esse ano de  2016, pode ser considerado um ano muito bom para  esse basquetebolista.

Em 2017 jogou de novo na Académica do Mindelo, foram campeões regionais, e perderam de novo o título nacional, desta vez em casa, visto que, essa prova máxima de clubes de basquetebol foi realizada  em São Vicente.

No ano seguinte, ou seja, em 2018 ainda na Académica do Mindelo, tornaram a ser campeões, mas como um azar nunca vem só, não houve Campeonato Nacional nesse ano, pois, era o seu último ano de Sub-18, e, o seu treinador Kula tinha deixado São Vicente, para ir viver na Cidade da Praia, então foi treinado pelo seu adjunto Tó.

Elber Silva disse que em 2019 foi jogar com a equipa de Sénior do  Ze baia a La Família , eram uma equipa nova,  Zé Baía era o mais experiente, foram até aos quartos-de-final, perdendo com o Sporting Clube Farense, actual campeão regional.

Jogou também a prova entre liceus, tendo perdido a final com a Escola Salesiana de Artes e Ofícios, e, foi considerado o melhor marcador da prova.

Bom filho a casa torna nesta Época Desportiva de 2019/2020, regressou para a Académica do Mindelo, para ajudar a reconstruir a equipa, mas as federações já cancelaram todas as actividades desportivas por causa da pandemia COVID-19.

Elber Silva disse ao Sportsmídia que admira o treinador Kula que te tirou o melhor proveito dele e a professora Silvestra (Sivy) Brito, pessoa que tem uma grande admiração e respeito, esse jovem basquetebolista que quer jogar numa grande Liga como profissional e não sabe ainda se vai licenciar em Educação Física.

Dos jogadores de basquetebol, é um admirador confesso de  Edy Tavares, tentando seguir o seu exemplo,  seu irmão Marco Silva (Macky), que foi o responsável pela sua paixão pelo o basquetebol,   Kobe Braynt e o Kyrie Irving.

Silva tenciona jogar um dia na Selecção Nacional da modalidade, e, acredita que está perto esse sonho através do formato 3 X 3.

Aos jovens deixa essa mensagem, na vida nada é fácil, temos que lutar muito para alcançar os nossos objectivos.

SPORTSMÍDIA

Partilhar com amigos

Comentários

comentarios

Attachment

Leave a Comment

(required)

(required)

4 × 2 =