Cretheu Associação de referência do Desporto de cabo-verdianos na Diáspora

Cretheu Associação de referência do Desporto de cabo-verdianos na Diáspora

Partilhar com amigos

A Associação Cabo-Verdiana de Almada- Cretcheu, completou 46 anos de vida a 16 de Julho passado, por iniciativa de um grupo de entusiastas cabo-verdianos, grande parte deles funcionários da Lisnave.

Esses cabo-verdianos começaram a apostar no futebol e depois com o tempo, começaram a surgir outras modalidades. Ninguém ignora, quem conhece essa Associação que a cultura também tem tido um papel relevante, graças a música e a gastronomia.

A Associação Cabo-Verdiana de Almada foi constituída a 29 de Maio de 1981, tendo a escritura sido lavrada em Cartório  e publicada no Diário da República Portuguesa como colectividade de Cultura e Recreio, sem fins lucrativos.

O objectivo na altura era criar uma organização capaz de dar maior atenção às comunidades cabo-verdianas, proporcionando-lhes, aproximação, diversão, promoção social e desportiva, e, esse movimento veio dar lugar à criação do CRETCHEU, que veio a acontecer na Assembleia Geral de 16 de Julho de 1974, sendo o seu primeiro presidente Miguel Costa, também na altura era operário da Lisnave.

O Sportsmídia sabe que nas modalidades, destacaram-se vários atletas de renome internacional, como exemplo no futebol Oceano que teve uma carreira brilhante e marcante no Sporting Clube de Portugal, Tony Paris e Spencer, que actuaram nos clubes grandes de Portugal, Alberto Paris (Bituca), Judite Paris no Andebol e Luís  que no basquetebol.

Desejamos ao Cretcheu as maiores felicidades e muitos mais, e, que continuem a dignificar cada vez mais o nome da diáspora cabo-verdiana, com simpatia, humildade e patriotismo.

SPORTSMÍDIA

 

Partilhar com amigos

Comentários

comentarios

Attachment

Leave a Comment

(required)

(required)

four × 5 =