Conversa Aberta sobre o Assédio no Desporto

Conversa Aberta sobre o Assédio no Desporto

Partilhar com amigos

O Comité Olímpico Cabo-Verdiano, através da Comissão Mulher e Desporto, e, associando-se aos 16 dias de activismo pelo fim da violência contra mulheres e meninas, da ONU, promove quinta-feira dia 6 de Dezembro, uma conversa aberta sobre o tema “ Assédio no Desporto “; reflectir para prevenir-Um olhar à luz da legislação” na qual a oradora Drª Mara Dantas-Procuradora da República, irá abordar o tema à luz da legislação cabo-verdiana e de todos debateram esta problemática e darem subsídios para um tema de grande relevância e pertinência.

       O Desporto é considerado como uma “Escola de Vida” que contribui para forma cidadãos imbuídos de valores humanos compatíveis com o progresso e qualidade social. Ele deve ser visto como um exemplo positivo para toda a sociedade cabo-verdiana e uma ferramenta para combater fenómenos de abuso, seja este físico ou verbal e assédio seja este de natureza moral ou sexual.

As Associações e Federações Desportivas e demais autoridades competentes têm a responsabilidade de defender a qualidade do meio ambiente de trabalho do/a atleta sela ele/a profissional ou em formação, promovendo accções focadas na consciencialização de dirigentes, treinadores e também da sociedade para os riscos de práticas nocivas à saúde física e mental dos /atletas, no seu ambiente de trabalho.

O Sportsmídia sabe que uma das práticas nocivas que ocorre no Desporto é o assédio, seja moral ou sexual. Não sendo conhecido publicamente nenhum caso e não havendo estatísticas do assédio no desporto, é, ainda assim, necessário que se fale do tema considerado tabu na nossa sociedade.

SPORTSMÍDIA

Partilhar com amigos

Comentários

comentarios

Leave a Comment

(required)

(required)

two × three =