Comité Olímpico comemora vinte e oito anos

Partilhar com amigos

Uma atividade cultural no espaço Bica de Areia em Quebra Canela na Capital, marca hoje (17) o vigésimo oitavo aniversário do Comité Olímpico Cabo-verdiano. De acordo com a presidente do COC em declarações ao SportsMídia o evento vai dar realce a participação nos Jogos Olímpicos, Rio de Janeiro 2016.

Filomena Fortes que está no cargo há três anos adiantou a este online desportivo que durante a sua governação tentou criar uma nova dinâmica. “Tentamos que o Comité fosse reconhecido pelo seu trabalho tanto no País, como lá fora, tentamos colocar o nosso País o mais alto possível”, disse a presidente que destacou o crescimento da organização, desde a gestão de Antero Barros, passando por Franklin Palma até chegar a sua.

Atualmente, o COC tem a decorrer em todas as ilhas, o projecto M Olympics que trabalha a questão da equidade de género no desporto, uma orientação do Comité Olímpico Internacional que recomenda trinta por cento de mulheres nos cargos de direção de associações desportivas e alguns lugares de liderança. “É pra lá que estamos a caminhar”, afirma a líder do olimpismo cabo-verdiano.

Para este ano, o último do primeiro mandato de Filomena Fortes, o desafio é organizar em outubro, na Ilha do Sal a reunião dos Secretários Gerais de África e começar a preparar os Jogos Africanos de Praia para 2019.

“Queremos fechar com chave de ouro a responsabilidade que nos foi dada pela ACNOA” diz a presidente que avançou que tem tido a colaboração do Comité Olímpico Internacional que já financiou todos os projectos apresentados pela sua gestão.

Partilhar com amigos

Comentários

comentarios

Attachment

Leave a Comment

(required)

(required)

one − one =