Celia Guevara a professora que participa activamente no Projecto “Xadrez na Escola”

Partilhar com amigos

Celia Mercedes Rodríguez Guevara, nasceu em Cuba, no dia 2 de Abril de 1988, tem 32 anos de idade, esposa do Mestre Internacional de Xadrez, Mariano Ortega, fala e escreve bem o espanhol e o português.

Celia Rodriguez Guevara, é professora de Educação Física no Liceu Olavo Moniz na Ilha do Sal, participando activamente no Projeto “Xadrez na Escola” todos os sábados, das 10 às 13,00 horas.

O Sportsmídia sabe que essa professora, começou no xadrez na escola aos 10 anos de idade, pois, representou o seu estado em eventos e, aos 12 anos, conquistou o primeiro lugar em um evento nacional feminino.

Com este excelente resultado, recebeu uma bolsa na escola de Iniciação Desportiva da Província de Camaguey, tendo recebido nesse período, aulas de vários grandes treinadores.

O Xadrez é a grande paixão da professora Celia Rodriguez Guevara, pois, gosta de jogar e ensinar esse desporto emocionante.

Essa professora de Educação Física e xadrezista apaixonada, tem um curriculum de fazer inveja, vejamos:

No ano de 2000 até 2005, participou de eventos nacionais em Cuba, tendo conquistado uma Taça de Bronze por equipe, e, após vários eventos, obteve um Ranking Internacional (Elo fide).

No ano 2006 obteve o título de Mestre Nacional de Xadrez (MN), continuando mundo de xadrez desta vez como trabalhadora , na Metodologia de Xadrez na Direção Provincial de Desportos em Camagüey, Cuba.

No Programa de Massificação de Xadrez, ele conseguiu levar o xadrez em cada um dos municípios de Camagüey, continuando a chefiar a Comissão Estadual de Xadrez de Alto Desempenho.

No ano de 2012 Camaguey fica 1o Lugar Nacional com o Desporto Xadrez em Jogos Nacionais.

No ano 2013 conseguiu manter o 1º Lugar Geral Nacional com o Xadrez nos Jogos Nacionais (ela como Federativa Regional de Camaguey).

Em Cabo Verde:

Participou com a equipa Axsal no 1º Campeonato Nacional de Rápidas por Equipas em Cabo Verde, onde foram campeões em 2017.

Nesse mesmo ano, também houve 2º lugar no Campeonato Regional Individual Absoluto de Xadrez do Sal 2016/2017.

Neste momento, a Celia Rodriguez Guevara, é o segundo melhor no Ranking Nacional de Cabo Verde, sem distinção de sexo.

Essa professora de Educação Física e que gosta de ensinar Xadrez, prepara para representar Cabo Verde nos Campeonatos Africanos e eventos internacionais quando os eventos desportivos forem retomados, pois, ela e o marido o MI ( Mariano Ortega), já podem representar esse país africano.

Formação Profissional:

2006- Mestre Nacional de Xadrez.
2010 – 2011 – Licenciatura em Cultura Física.
2011 – 2012 – Curso de Arbitro Xadrez FIDE.
2011 – 2012 – Curso de Treinadores Xadrez FIDE.
2012 – 2013 – Developmental Instructor da FIDE.

Quem vive na ilha do Sal e quer aprender essa modalidade fascinante com essa Mestre Nacional de Xadrez, pode ir vê-la todos os sábados no Liceu Olavo Moniz, onde ela motiva qualquer um a aprender a jogar Xadrez.

SPORTSMÍDIA

Partilhar com amigos

Comentários

comentarios

Attachment

Leave a Comment

(required)

(required)

16 + ten =