Carlos Alhinho faleceu há nove anos

Partilhar com amigos

O cabo-verdiano Carlos Alhinho faleceu em Angola, há precisamente nove anos. O treinador perdeu a vida exactamente no território onde entrou para a história como o primeiro selecionador a classificar aquela nação lusófono para a Copa de África das Nações.

Alhinho nasceu em Mindelo no dia 10 de janeiro de 1949, cidade onde representou a equipa estudantil da Académica, antes de emigrar e representar clubes de Portugal [Sporting, Porto, Benfica, Portimonense e Farense], Espanha [Bétis] e Bélgica [Molenbeek].

Logo após a independência, ele desempenhou um papel fundamental na internacionalização do futebol cabo-verdiano, trazendo para o Arquipélago, mistos de futebolistas profissionais de top em que atuavam no futebol português. Mais tarde ajudou a trazer o Farense da 1ª Divisão portuguesa.

Também a quando do início da Seleção Nacional, ele utilizou sua influência e seu prestigio para convencer futebolistas cabo-verdianos em Portugal para virem reforçar Cabo Verde.

Ainda ele teve uma passagem como selecionador nacional, que foi interrompida mesmo antes da participação na Taça Amílcar Cabral, no Senegal, em 86. A Seleção foi desconvocada por ele ter chamado 16 atletas que jogavam em São Vicente.

Partilhar com amigos

Comentários

comentarios

Attachment

1 Comment

    • Arthur Ferreira

      Maio 31, 2017

      Bom recordar sempre, aquele que foi, sem margem a duvidas, o melhor desportista caboverdeano. Alhinho, sempre te amamos… E te recordaremos para sempre! Descance em paz, meu idolo!

      Reply

Leave a Comment

(required)

(required)

eighteen − six =