Carlos Alhinho deixou-nos há 10 anos

Carlos Alhinho deixou-nos há 10 anos

Partilhar com amigos

Carlos Alexandre Fortes Alhinho, nasceu em São Vicente aqui em Cabo Verde, a 10 de Janeiro de 1949, tendo iniciado a carreira de futebolística em 1963 Em 1965, transferiu-se para a Académica de Coimbra, com o objectivo de prosseguir os seus estudos. Mas devido ao seu valor futebolístico sete anos depois, então defesa central ingressou pela primeira vez num clube grande português, mudando-se para o Sporting Clube de Portugal, que representou entre 1972-1975, conquistando um campeonato nacional e duas Taças de Portugal.

Seguiu-se uma passagem pelo F.C. Porto (1975-1976) e Benfica (1976-1977), pelo qual também se sagrou campeão nacional.

Experimentou depois a Bélgica no Moellenbek antes de regressar de novo ao clube da Luz (1978-82), pelo qual venceu mais um campeonato e uma Taça de Portugal, tendo jogado também no Farense e no Portimonense.

Jogou 15 vezes na selecção portuguesa lançado por José Augusto, despediu-se frente ao Brasil com Juca.

Como seleccionador nacional, assumiu o comando de Angola e Cabo Verde e levou os angolanos a fase final da CAN pela primeira vez.

O Sportsmídia sabe que treinou o Petro de Luanda e Atlético Sport Aviação, Al Qadisiyah ( Arábia Saudita) e a equipa de rei de Marrocos, foi o melhor treinador do ano quando dirigiu o Al-Ahli (Qatar), e venceu a Supertaça de Bahrein como técnico d Muhanrag e foi finalista da Taça da Ásia, o Académico de Viseu, fundou a Academia em São Vicente ilha que o viu nascer, era instrutor dos Palops credenciado pela CAF.

Carlos Alhinho antigo internacional português, faleceu aos 59 anos no dia 31 de Maio de 2008, caiu de um elevador do Hotel M’ombaka, no sexto piso, alegadamente, por ter confiado na informação do mostrador do ascensor, que indicava que se encontrava ali.

Alhinho deixou muitas saudades e os filhos (Kaíca e Dira) prestaram ao Pai esta justa homenagem póstuma:

Pai

Esta foi a única viagem

Que não pudeste contar-nos

A morte despiu-te de nós

Para vestir-te das tuas obras

Com amor

SPORTSMÍDIA  

 

Partilhar com amigos

Comentários

comentarios

Leave a Comment

(required)

(required)

12 − 7 =