Caminhada “Hipertensão Arterial”

Caminhada “Hipertensão Arterial”

Partilhar com amigos

Hipertensão Arterial é uma doença crónica em que a pressão sanguínea nas artérias se encontra constantemente elevada, tendo factores de risco sal em excesso, peso excessivo, tabagismo e consumo de álcool.

As alterações no estilo de vida e a medicação permitem diminuir a pressão arterial e o risco de complicações.

A Hipertensão Arterial é considerada a mais importante causa modificável de mortalidade, com tendência a aumentar a cada ano. Essa situação tem implicações graves para a sociedade e para recursos do sistema de saúde, dado ao elevado custo social e económico.

O Ano Nacional de Hipertensão Arterial (HTA) e factores de risco associados e o Dia Mundial da Hipertensão Arterial, dia 17 de Maio (ontem), visa chamar a atenção à população para a patologia que atinge actualmente cerca de 35% da população cabo-verdiana.

O Sportsmídia sabe que para assinalar essa efeméride o Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP), em parceria com a Delegacia de Saúde de São Vicente, realizou hoje sábado, dia 18 de Maio uma caminhada com dezenas de pessoas, pelas ruas da Cidade do Mindelo, envolvendo colaboradores de várias instituições, sociedade civil e parceiros locais.

Para minimizar essa situação é necessário adoptar uma certa postura no controle de tensão arterial, instituindo hábitos saudáveis, desde alimentação equilibrada, a prática de actividade física, dentro outros que irão contribuir para uma vida saudável e longa.

SPORTSMÍDIA

Partilhar com amigos

Comentários

comentarios

Leave a Comment

(required)

(required)

four × one =