Cabo Verde sonha com a terceira presença numa CAN

Cabo Verde sonha com a terceira presença numa CAN

Partilhar com amigos

A Selecção Nacional de Futebol, ” Os Tubarões Azuis” defrontam hoje dia 30 de Março terça-feira a partir das 18 horas de Cabo Verde, no Estádio do Zimpeto, em Moçambique, a selecção moçambicana, na busca da sua terceira qualificação para a Copa de África das Nações.

A partida do Grupo F de apuramento para a CAN vai ser a sexta entre as Seleções AA destas duas nações, unidas pela língua portuguesa.

A primeira aconteceu há trinta e seis anos no Estádio da Várzea, na final do Torneio 10º Aniversário da Independência Nacional, participaram ainda Angola, Guiné Bissau e São Tomé e Príncipe, jogo foi transmitido pela Emissora Oficial, com o relato de Luís Carlos Vasconcelos e os comentários do Cardoso da Silva.

Após um empate a zero no tempo normal, a seleção treinada por Alberto Mota Gomes (Betinho) e Manuel Gonçalves (Lelela) perdeu nas grandes penalidades e deixou escapar a taça.

O Sportsmídia sabe que entre o primeiro e o segundo confronto entre cabo-verdianos e moçambicanos, aconteceu uma longa espera de vinte e nove anos.

Os dois países caíram no mesmo grupo de apuramento para a CAN 2015. No dia 9 de outubro de 2014, no Estádio da Machava em Maputo, os Mambas derrotaram os Tubarões Azuis do selecionador Rui Águas, por 2 a 0.

Cinco dias depois, pela segunda mão do mesmo grupo, desta vez, no Estádio Nacional, na cidade da Praia, Helton marcou o golo solitário que deu a primeira vitória sobre os moçambicanos e a segunda qualificação para a CAN.

Entre as competições da CAF, aconteceu um jogo particular, no dia 10 de Outubro de 2017 no Estádio do Real Massamá em Portugal. Vitória dos moçambicanos por 1 a 0 sobre os rapazes dirigidos por Lúcio Antunes.

Os Mambas voltariam a surgir no caminho dos Tubarões Azuis, de novo num grupo de qualificação para a CAN, no dia 18 de Novembro  de 2019 no Estádio Nacional em Monte Vaca, Cabo Verde cedeu empate a dois golos nos instantes finais. Garry e Ryan que não jogam hoje, foram os autores dos golos.

Nos escalões de base, Moçambique tem-nos trazido sorte, pois, a Selecção de Sub-20 estreou em 98 com vitória de 1 a 0 sobre os moçambicanos, golo de Kelly.

Nos Jogos da CPLP, os jovens jogadores cabo-verdianos conquistaram uma medalha pela primeira vez em 2014, em Luanda, vitória 2 a 0 sobre os moçambicanos, golos de Hélber e Jovane Cabral.

Nos Jogos da Lusofonia, Cabo Verde ganhou o Bronze em Macau diante deste mesmo adversário, vitória de 1 a 0, golo de Romy e na edição seguinte a vitória que garantiu a Medalha de Ouro, foi também diante dos moçambicanos, vitória de 2 a 0, golos de Gegé e Rody.

Um jogo muito importante para as aspirações de Cabo Verde, pois, pode dar a terceira qualificação para a Copa d’África das Nações.

SPORTSMÍDIA 

Partilhar com amigos

Comentários

comentarios

Attachment

Leave a Comment

(required)

(required)

seventeen + 3 =