O herói Amílcar Cabral, também foi desportista, como futebolista defendeu as cores da Académica do Mindelo e do Boavista da Praia, clube que inicialmente era Vilanovense de Vila Nova.
Em 2007, os dois clubes que Cabral representou aqui no País realizaram um amigável no Estádio da Várzea em sua homenagem, tendo a Mica de Mindelo vencido por 3 a 0.
O Sportsmídia sabe que nos finais da década de 70, foi criado um torneio internacional de futebol que foi batizado de Taça Amílcar Cabral e que era disputado pelos países da Zona II do Desporto em África — Cabo Verde, Guiné Bissau, Senegal, Mali, Serra Leoa, Gâmbia, Guiné Conacry e Mauritánia.
A competição que teve dezanove edições, sendo a última em 2007, durante muito tempo foi a única que a Seleção Nacional participava com regularidade.
Por duas vezes Cabo Verde realizou a prova, em 1982 e em 2000, ano que sagrou-se campeão derrotando o Senegal no Estádio da Várzea, por 1 a 0, golo de Toy de Sal que recebeu passe de Zezinho, tendo como treinador principal Oscar Duarte.
Além deste título, por duas vezes Cabo Verde foi Vice-Campeão, em 1991 quando perdeu por 1 a 0 contra o Senegal e em 2007 quando foi derrotado por 2 a 1 pelo Mali.
Alguns cabo-verdianos deixaram seu nome escrito na história do Torneio, casos de: Bala e Jorge Reggue, melhores jogadores das Edições de 1982 e 1989 respectivamente e ainda o guarda-redes Fock, o melhor da sua posição em 2007.
O torneio não guarda apenas só boas recordações para os cabo-verdianos.
No ano 1986, a Federação Cabo-Verdiana de Futebol, desconvocou os jogadores chamados a Seleção Nacional, liderada por Carlos Alhinho por ser formada na maioria por jogadores que actuavam em São Vicente, marcou um pouco pela negativa a história desse Torneio na Zona II, pois, o nosso país não participou nesse ano na Tça Amílcar Cabral.
SPORTSMÍDIA
Leave a Comment