O sorteio do Mundial 2026 será no dia 5 de Dezembro em Washington, às 16,00 horas de Cabo Verde, e, está dividido em quatro grupos de 12 selecções cada, o novo formato a partir do ano que vem, portanto, com 48 selecções.
Os potes são definidos com base no ranking mundial masculino da FIFA.
No primeiro, ficaram os três países sede, que já sabem em que grupo estarão:
O México será o cabeça de chave do grupo A.
O Canadá, do grupo B.
Os Estados Unidos do D.
Pote 1: Canadá, México, Estados Unidos, Espanha, Argentina, França, Inglaterra, Brasil, Portugal, Holanda, Bélgica e Alemanha.
- Pote 2: Croácia, Marrocos, Colômbia, Uruguai, Suíça, Japão, Senegal, Irã, Coreia do Sul, Equador, Áustria e Austrália.
- Pote 3: Noruega, Panamá, Egito, Argélia, Escócia, Paraguai, Tunísia, Costa do Marfim, Uzbequistão, Catar, Arábia Saudita e África do Sul.
- Pote 4: Jordânia, Cabo Verde, Gana, Curaçao, Haiti, Nova Zelândia, Repescagem Europa A, Repescagem Europa B, Repescagem Europa C, Repescagem Europa D, Repescagem Intercontinental 1, Repescagem Intercontinental 2.
Os jogos de repescagem serão disputados durante a pausa internacional de Março de 2026, 23 a 31.
As repescagens intercontinentais serão no México, divididos entre o Estádio Akron, em Guadalajara e o Estádio BBVA, em Monterrey, entre 23 a 31 de Março de 2026.
O Sportsmídia sabe que após o sorteio, o calendário de jogos e os respectivos estádios do Mundial serão divulgados no sábado dia 6 de Dezembro.
Para um melhor equilíbrio do sorteio, as quatro melhores selecções (Espanha, Argentina, França e Inglaterra), serã sorteadas com restrições para sejam sorteadas em caminhos diferentes para as manter separadas até as meias finais.
Essas selecções ocupando essas vagas, e isso fará, por exemplo que Espanha e Argentina sejam sorteadas em caminhos diferentes, de forma a não se poderem encontra antes da final. Princípio que será aplicado à França e a Inglaterra.
Por isso, até final de Março, todas as 48 selecções serão definidas e alocadas em grupos.
SPORTSMÍDIA
