Bola Pra Frente uma Escola de Formação permanente

Bola Pra Frente uma Escola de Formação permanente

Partilhar com amigos

A Academia Bola Pra Frente é uma escola de futebol destinado a formação de crianças, promoção e integração social, desenvolvendo não só as suas capacidades futebolísticas, mas principalmente, valores de um desportista que os acompanharão ao longo das suas vidas.

A responsável desta escola é a Silvéria Nélio, vulgarmente, conhecida por Nita, disse que Bola Pra Frente, é fruto da Escola de Futebol Jorge Andrade, que foi criada pela Federação Cabo-Verdiana de Futebol, pelo treinador na altura João de Deus.

A escola deixou de funcionar dois anos depois, 2008-2010, e como, essa treinadora possuía uma turma com meninos que adoravam jogar e divertir-se, ela por conta própria assumiu treinar esses miúdos.

Começaram a treinar fora de um recinto apropriado, ou seja, num relvado e praticavam apenas futebol de salão. Um dia a Silvéria Nédio destemidamente resolveu pedir ao presidente na altura da Federação Cabo Verdiana de Futebol Mário Semedo o espaço no Centro de Estágio para treinar, e, aí foi o grande trampolim da escola, portanto, a Escola Bola Pra Frente arrancou no ano de 2010. Neste momento, para além da referida treinadora, a escola funciona com mais uma monitora, trabalhando com cerca de 150 crianças e adolescentes, dos 4, 5, 6, 7, 8, 10, 11, 13, 15, 17 e 19 anos de idade.

Essa Academia-Escola, já foi campeão da Praia nos Sub-8, Torneio realizado pelo Sporting Clube da Praia, ganhou todos os escalões Sub-8, 10, 13, 15 organizado pela Câmara Municipal da Praia. Campeão da Praia em Sub-19 e tri-campeão de Cabo Verde em Sub-17 e vencedor da Supertaça Sub-11.

A Sportsmídia sabe que devido a paixão para o desporto, para além de ser treinadora da Academia Bola Pra frente, a Silvéria Nédio (Nita), tem um curriculum assinalável na Ginástica Rítmica:

Como treinadora-adjunta- Gimnaestrada em Roterdão, Estágio Nacional na Assomada e Campeonato de África em Joanesburgo.

Como treinadora principal– Ginástica da Praia no Torneio Mindelgina-Praia, Ginástica da Praia na Taça de Cabo Verde, Festival de GRD em Abidjan- Costa de Marfim, Ginástica da Praia no Torneio Nacional Mindelgina-São Vicente, da equipa nacional no VI Jogos Africanos em Harare, Torneio Internacional # Arco Douro #, Torneio Internacional  # Angelina Ivanova # Bulgária, Campeonato da CPV, 5º Campeonato  de CPV, Coupe d Opal- Torneio Internacional de França- Calais, XIº Torneio  Internacional de Portimão, Festival de Ginástica na ilha do sal, coordenadora da CNG, 8º Campeonato de CPV, 9º Campeonato de CPV, XIº Torneio Internacional da Madeira, 2ª Taça do Mundo, Xº Campeonato de CPV em Mindelo, Xº Campeonato África- NAM-Walvis Bay, 14º Campeonato Nacional de GR-Praia, 15º Campeonato de CPV-Praia,  31º CM de GR-França-Montpellier, 12º Campeonato África-Pretória, tendo sido também em muitas dessas competições de Ginástica Rítmica Juiz.

Silvéria Nélia sente-se orgulhosa por tudo aquilo, que já fez para o desporto do seu país.

SPORTSMÍDIA        

Partilhar com amigos

Comentários

comentarios

Leave a Comment

(required)

(required)

eighteen − seventeen =