Fidel Mendonça, um dos melhores da história do basket de Cabo Verde

Fidel Mendonça, um dos melhores da história do basket de Cabo Verde

Partilhar com amigos

Fidel no jogo Cabo Verde x Camarões no Afrobasket, Tunísia 2015                                                           Foto: Marcos Fonseca

O basquetebolista Fidel Mendonça, um dos melhores executantes da história desta modalidade no País e que está na final do Campeonato de Santiago Sul, completou hoje 33 anos.

Fidel que é natural de Santiago, cedo começou a destacar-se pela equipa do seu bairro, Lém Ferreira onde foi Campeão de Santiago, uma vez no escalão Iniciados, duas nos Juvenis e uma nos Juniores.

Ainda pelo mesmo clube e nos escalões de formação mostrou o seu talento a nível nacional e sagrou-se Campeão de Cabo Verde em juvenis e mais tarde, no dia 10 de Agosto de 2003 em Assomada, repetiu a dose no escalão júnior.

No escalão sénior, em Cabo Verde representou, Lenfer, Sporting da Praia, ABC, Prédio e Bairro e em Portugal, Olivais de Coimbra, Quelux e Algés. No currículo, tem dois nacionais séniores pelo ABC e dois pelo Bairro.

Ainda em clubes, viveu um dos momentos mais altos da sua carreira, em 2015. Na primeira participação de uma equipa cabo-verdiana na Fase Final da Taça dos Campeões de África, envergando a camisola do Bairro e diante de jogadores pagos a peso de ouro, foi o Melhor Pontuador, o Melhor Lançador de Triplos e integrou o cinco ideal da competição.

Na sua conta pessoal, Fidel ainda tem dezenas de internacionalizações. Representou o Arquipélago nos Jogos da Lusofonia [Macau 2006 e Goa 2014], no Afrobasket [Tripoli 2009 e Tunísia 2015], nos Jogos Africanos [Moçambique 2011], disputou o Pré-Olímpico [Atenas 2008], além de ter participado em vários apuramentos da Zona II para o Afrobasket.

Em 2016 foi ficou entre os três Melhores Atletas Masculinos do País, incluindo todas as modalidades, nas galas: Do Desporto Nacional e Somos Cabo Verde.

Partilhar com amigos

Comentários

comentarios

Leave a Comment

(required)

(required)

four × three =