O basquetebolista Fidel Mendonça, um dos melhores executantes da história desta modalidade no País e que está na final do Campeonato de Santiago Sul, completou hoje 33 anos.
Fidel que é natural de Santiago, cedo começou a destacar-se pela equipa do seu bairro, Lém Ferreira onde foi Campeão de Santiago, uma vez no escalão Iniciados, duas nos Juvenis e uma nos Juniores.
Ainda pelo mesmo clube e nos escalões de formação mostrou o seu talento a nível nacional e sagrou-se Campeão de Cabo Verde em juvenis e mais tarde, no dia 10 de Agosto de 2003 em Assomada, repetiu a dose no escalão júnior.
No escalão sénior, em Cabo Verde representou, Lenfer, Sporting da Praia, ABC, Prédio e Bairro e em Portugal, Olivais de Coimbra, Quelux e Algés. No currículo, tem dois nacionais séniores pelo ABC e dois pelo Bairro.
Ainda em clubes, viveu um dos momentos mais altos da sua carreira, em 2015. Na primeira participação de uma equipa cabo-verdiana na Fase Final da Taça dos Campeões de África, envergando a camisola do Bairro e diante de jogadores pagos a peso de ouro, foi o Melhor Pontuador, o Melhor Lançador de Triplos e integrou o cinco ideal da competição.
Na sua conta pessoal, Fidel ainda tem dezenas de internacionalizações. Representou o Arquipélago nos Jogos da Lusofonia [Macau 2006 e Goa 2014], no Afrobasket [Tripoli 2009 e Tunísia 2015], nos Jogos Africanos [Moçambique 2011], disputou o Pré-Olímpico [Atenas 2008], além de ter participado em vários apuramentos da Zona II para o Afrobasket.
Em 2016 foi ficou entre os três Melhores Atletas Masculinos do País, incluindo todas as modalidades, nas galas: Do Desporto Nacional e Somos Cabo Verde.
Leave a Comment