APAF forma árbitros em Cabo Verde

APAF forma árbitros em Cabo Verde

Partilhar com amigos

A  Associação de Escolas de Futebol de Cabo Verde, em parceria com a APAF – Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol, promove uma formação para árbitros de futebol, no mês de Novembro de 2019, mais concretamente dia 21, na Cidade da Praia, Cabo Verde, e, contará com a presença de 4 formadores da APAF, sendo eles os experientes antigos árbitros Olegário Benquerença, João Capela e José Ramalho.

A comitiva da APAF inclui ainda o presidente da instituição, Luciano Gonçalves, que apoiará também a criação da Associação de Árbitros de Cabo Verde.

A formação enquadra-se no projecto Liga 4G Play, gerido pela AEFCV, tem vindo a crescer desde 2015, e que na época 2018/2019, promoveu competição de futebol em 6 escalões, a saber: Masculino (Sub11, Sub13, Sub15, Sub17 e Sub19) e Feminino ( Sub17).

Durante cerca de 7 messes estiveram envolvidas 24 escolas, 62 equipas e cerca de 1.600 praticantes.

Os árbitros, parte importante e incontornável do projecto, merecem uma atenção especial, sendo que, para além de juízes, são também educadores complementares e pedagogos, principalmente para os mais jovens.

O presidente da AEFCV (Paulo Canuto), diz que ” essa parceria é natural e muito desejada, de modo a permitir uma formação mais completa aos árbitros de Cabo Verde, potenciando a qualidade dos mesmos, e consequentemente colaborar na melhoria da qualidade do futebol.” Ambos referiram ainda o “objectivo de criar um Academia de Arbitragem em Cabo Verde”.

O Sportsmídia sabe que a formação tem duração de 6 dias, permite ter um programa que contempla teoria, prática, observação em acção com filmagens em jogos da Liga 4G Play 2019/2020, visualização e debate dos vídeos, e por fim um teste de aptidão.

O melhor formando participará num estágio em Portugal, onde terá oportunidade de conviver e aprender com alguns dos melhores árbitros internacionais.

As vagas serão limitadas a 40 formandos sendo que os participantes terão direito a um equipamento de árbitro, bem como um kit de arbitragem (T-Shirt técnica, cartões, apitos e moeda).

SPORTSMÍDIA

Partilhar com amigos

Comentários

comentarios

Attachment

Leave a Comment

(required)

(required)

16 − 5 =