António Zeferino o atleta mais Olímpico dos cabo-verdianos, é aniversariante hoje

António Zeferino o atleta mais Olímpico dos cabo-verdianos, é aniversariante hoje

Partilhar com amigos

No dia 17 de Janeiro de 1966, nascia na Cidade da Praia ilha de Santiago, um ser do sexo masculino a quem foi posto o nome de António Carlos Pina Zeferino, portanto, completa hoje 55 anos de idade, é um atleta cabo-verdiano que era especializado em corridas de longa distância, maratona e meia maratona, que competia muitas vezes nos EUA, Portugal e Espanha.

Esse atleta cabo-verdiano esteve nos Campeonatos Mundiais de Meia Maratona de 1998, 1999 e 2003 da IAAF, terminando em 117º, 91º e 7º lugares respectivamente.

Essa prova teve o seu término no ano de 199/2000 IAAF World Cross Country Championchips, tendo terminado em 141º e 145º lugares.

Tricampeão olímpico, e, competiu pela primeira vez por Cabo Verde num encontro em Maia-Portugal, estabelecendo um recorde nacional nos 3.000 metros, com obstáculos, que ainda hoje se mantém.

Foi chefe de missão dos Jogos de Beijing, Singapura, Londres e Botswana.

No ano de 1996 nos Jogos Olímpicos de Atlanta, fez história juntamente com Henry Andrade e Isménia Frederico, tornando-se os primeiros atletas a representar essa pequena nação africana nesses Jogos Olímpicos, que terminou em 94º lugar com o tempo de 2.34,13segundos.

António Zeferino é o atleta mais Olímpico de todos os cabo-verdianos, portanto, tendo um curriculum invejável, será sempre uma referência para as gerações vindouras.

O Sportsmídia, deseja a esse antigo grande atleta os votos de parabéns e que este dia se repita por longos e felizes, que os seus êxitos sirvam de exemplo aos mais jovens atletas cabo-verdianos.       

SPORTSMÍDIA  

Partilhar com amigos

Comentários

comentarios

Attachment

Leave a Comment

(required)

(required)

nine + one =